No domingo, 18 de maio, a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a APESCA realizaram o tradicional Torneio de Pesca ao Piau, Além da pesca esportiva, onde os peixes são soltos em seu habitat natural logo após a captura,houve um outro torneio ecológico: o de coleta de lixo nas margens do rio Pomba.
Presente no evento, o prefeito de Pádua, Josias Quintal de Oliveira ressaltou a importância da preservação do Pomba na garantia da vida de toda a comunidade.
Ressaltou também que a prefeitura dará todo apoio aos pescadores amadores, que tem no rio o meio de subsistência, de sustento de suas famílias. “Os pescadores precisam se unir, precisam trabalhar juntos para fortalecer a pesca. O peixe é um alimento importante, rico, e a prefeitura vai incentivar o crescimento desta atividade no município”, afirmou Josias Quintal.
A pesca está entre as mais antigas atividades desenvolvidas pelos seres humanos. Há milhares de anos o homem pesca, para se alimentar ou por diversão. No caso da pesca esportiva, além da emoção de “duelar” com o peixe, o contato direto com a natureza,ouvindo os pássaros e o som das águas, permite relaxamento e alívio do stress.
O torneio reuniu pescadores de Pádua, Itaocara, e das cidades mineiras Pirapetinga, Bicas e Carangola, e tem duas categorias, por tamanho e por quantidade. Os vencedores da pesca por tamanho do Piau foram:
1º lugar: Hélio Afonso, de Bicas (Piau com 59cm).
2º e 3º lugar:Edmilson (Piaus de 57cm e 56cm).
4º lugar:Sidney Costa, substituindo Tuia (Piau com. 55cm).
5º lugar: Fernando Sdorinho (Piau com 54,5cm)
E no torneio de coleta de lixo, onde os grandes vencedores são o meio ambiente e a comunidade paduana, destacaram-se:
1º lugar: Flávio Preá, com 8 volumes de lixo.
2º lugar: Ari e Beto, com 3 volumes de lixo.
3º lugar: Otony Júnior e Kiko, com 2 volumes de lixo.
Também participaram do evento os secretários municipais de meio ambiente, Otony Júnior, de esportes, Aliciano Brum, de agricultura, Leonardo Moura, o vereador paduano Carlos Assef e o vereador de Pirapetinga, Fabrício Ruback, membros da APESCA, e Caroline Lisboa,coordenadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (FIPERJ) em Pádua.
REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
APESCA
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
APESCA
Fonte: semlimitesjornalinovador.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário