sexta-feira, 9 de maio de 2014

Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Rio Manuel Alves - em Dianópolis

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ 2014
NO LAGO DO PROJETO MANUEL ALVES EM DIANÓPOLIS-TO

Art. 1º – DOS OBJETIVOS:
O Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Lago do Projeto Manuel Alves terá como objetivos:
1 – Promover um evento de pesca esportiva, na modalidade pesque e solte no Lago formado pelo barramento do Rio Manuel Alves para Projeto de Fruticultura Irrigada, conforme a programação descrita no Artigo 2º;
2 – Divulgar o potencial turístico natural e pesqueiro do Rio Manuel Alves;
3 – Promover um evento de pesca esportiva na região;
4 – Incentivar a conservação da fauna e flora;
5 – Oportunizar uma nova alternativa de renda às populações ribeirinhas ao Rio Manuel Alves, seja na forma de guias de pesca ou na comercialização de produtos caseiros produzidos pelos pequenos produtores próximos ao rio e do projeto de fruticultura;
6 – Promover Educação Ambiental através de folders e palestras, salientando a necessidade de preservação dos recursos naturais;
7 – Oportunizar a comunidade da região e visitantes o maior conhecimento do Projeto de Fruticultura Irrigada desenvolvido no local do evento.
Art. 2º- DA ORGANIZAÇÃO E EVENTOS:
Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Rio Manuel Alves, será realizado em 03 (três) etapas nos meses de MAIO, JULHO, E SETEMBRO DO ANO DE 2014, conforme calendário abaixo:
MAIO dias 24 e 25;
JULHO dias 05 e 06;
SETEMBRO dias 13 e 14.
2.1 – O CAMPEONATO DO TUCUNARÉ 2014, será realizado exclusivamente no sistema PESQUE E SOLTE, e poderão participar deste evento, pescadores de qualquer estado ou país, que cumprirem com as normas da pesca, navegação e deste regulamento.
2.2 – As inscrições poderão ser feitas até as 12:00 horas do dia 24 deMAIO de 2014, pelo site WWW.pesquedno.com.br e ou e ainda em qualquer momento durante toda a duração do CAMPEONATO a critério de qualquer participante mesmo sabendo que outras etapas já tenha sido disputada, na sede do Clube de Pesca Esportiva de Dianópolis as margens do Lago do Projeto Manuel Alves.
Art. 3º – DAS MODALIDADES:
O TORNEIO DE PESCA SERÁ REALIZADO EM UMA ÚNICA MODALIDADE:
3.1 – Pesca embarcada.
Art. 4º – DAS INSCRIÇÕES:
4.1 – As inscrições serão realizadas pelo site www.pesquedno.com.br, e ou até as 12:00 horas do dia 24 de maio de 2014, na portaria principal do Barramento do Projeto Manuel Alves; a equipe deverá apresentar habilitação de pesca, carteira de identidade dos integrantes da equipe, nome da equipe, nome da embarcação e pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) por participante, a qual não será devolvida em nenhuma hipótese.
4.2 – A realização da inscrição implica em que o participante tenha conhecimento e concorde com todo o conteúdo deste regulamento;
4.3 – No ato da inscrição deverá ser indicado o nome do capitão da equipe para representá-la oficialmente;
4.4 – Uma vez o participante inscrito, o mesmo não poderá transferir sua inscrição para terceiros, a menos que a transferência seja feita junto a Comissão Organizadora do Torneio, com 02 (duas) horas de antecedência, cuja mesma terá um taxa de transferência no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
4.5 – Os dados coletados nas inscrições das equipes com seus integrantes e respectivas pontuações, deverão ficar de posse da comissão organizadora.
Art. 5º – DAS EQUIPES:
5.1 – As equipes poderão inscrever no máximo 03 (três) componentes masculinos, femininos ou mistos que competirão em igualdade de condições.
5.2 – As equipes que tiverem entre seus integrantes, menor de 18 anos, deverão apresentar autorização assinada dos pais e ou responsável pelo mesmo, sob pena de não poder realizar sua inscrição, o Capitão da equipe deve assinar um termo de responsabilidade do menor de sua equipe.
5.3 – As equipes ao se inscreverem autorizam os promotores a utilizarem suas imagens e vozes, captadas durante o evento, para material de divulgação deste e de outros eventos.
5.4 – As equipes deverão respeitar e cumprir as normas e orientações do fabricante de cada embarcação, sobre o número de pessoas e carga que comporta, sob pena de desclassificação por descumprimento deste quesito;
5.5 – Todos os inscritos declaram ter pleno conhecimento deste regulamento, e o aceitam na sua totalidade.



 Art. 6º – DAS EMBARCAÇÕES:
6.1 – Cada equipe poderá utilizar apenas uma embarcação, com motor de força livre, munidos da documentação, equipamentos de salvatagem (coletes, boia circular, extintor de incêndio, âncora com corda, balde, remo, equipamentos de primeiros socorros e seguro obrigatório), conforme a legislação vigente.
6.2 – Cada embarcação deverá ter um viveiro ou balde de tamanho suficiente (20 litros), para a preservação da peça capturada, para apresentação à fiscalização e contabilizar sua pontuação.
Art. 7º – DOS PETRECHOS DE PESCA
Serão Permitidos:
•a)     Linha de diâmetro livre;
•b)    Carretilha ou molinete de qualquer tipo ou tamanho;
•c)     Varas de qualquer tipo ou tamanho;
•d)    Puçá para o recolhimento do peixe;
•e)     Alicate de boca e de bico;
•f)     Um anzol e ou garateias sem barbelas em cada linha;
•g)    Duas linhas na água por pescador;
•h)     Fita métrica para medir os peixes.
•i)      Se possível máquina fotográfica e/ou filmadora.
 Art. 8° – DAS ISCAS:
§ ÚNICO – Poderão ser utilizadas apenas iscas artificiais livres sem as barbelas devidamente aprovadas pelos fiscais.
 Art. 9° – DOS PEIXES, E PONTUAÇÃO:
9.1 – Os peixes deverão estar vivos no momento da apresentação aos fiscais, e em condições de devolução ao LAGO em no máximo 05 (cinco) TUCUNARÉS onde serão considerados apenas os 04 (quatro) maiores para contagem de pontuação em cada etapa;
9.2 – Os peixes capturados que serão medidos devendo ter medidas mínimas de 30 cm, somarão pontos pela tamanho das quantidades de TUCUNARÉS capturados;
9.3 – Será desclassificado no ato da pesagem qualquer peixe que apresente marcas de rede ou qualquer outro indicio que comprove o uso de técnicas de captura não previsto neste regulamento.
9.4 – Cada peça depois de verificada e contabilizada a pontuação, será imediatamente devolvida ao Lago pelos fiscais;
9.5 – Para a contabilização da pontuação, cada equipe deverá se dirigir até os fiscais de prova, que estarão devidamente identificados, onde serão apontados os dados nas planilhas;
9.6 – Para condições de igualdade a todos os participantes durante  todo o CAMPEONATO DE PESCA DO TUCUNARÉ 2014, a Comissão Organizadora computará para totalização final de pontuação apenas as duas melhores etapas de cada equipe participante, e uma pior pontuação será descartada.
 Art. 10° – DA DURAÇÃO DA PROVA:
As provas serão realizadas de acordo como CALENDÁRIO acima especificado, sempre aos SÁBADOS e DOMINGOS, sendo que as largadas aos SÁBADOS será no horário de 13:00 hs as 18:00 hs  com duração de (05 horas) e aos DOMINGOS das 08:00 as 12:00 hs, com a duração de( 04 horas).
Art. 11º – DAS DELIMITAÇÕES DA ÁREA DE PESCA:  -
§ ÚNICO – A pesca será desenvolvida exclusivamente no Lago formado pelo represamento do Rio Manuel Alves, sendo que os limites da área de pesca do CAMPEONATO totalmente liberadas em toda a extensão do Lago.
 Art. 12º -PREVISÃO DO TEMPO:
- Caso o tempo esteja chuvoso, não oferecendo condições adequadas para navegabilidade e a realização da competição, fica automaticamente prorrogada a data para o dia subsequente a realização do mesmo.
 Art. 12º – DO EXERCÍCIO DA PESCA:
12.1 – Cada pescador poderá ter duas linhas na água;
12.2 – Será desclassificada a equipe que pescar encostada no barranco, ilha ou ilhota e encostar-se ou deixar-se encostar por embarcação inscrita ou não, estando em movimento ou ancoradas, exceto a da fiscalização e controle, a não ser que surja algum problema com tripulantes ou embarcação;
12.3 – Não será permitido o uso de aparelho detector de cardumes;
12.4 – Será proibido ingerir bebidas alcoólicas em excesso, que caracterize embriaguez. Caso seja comprovada embriaguez de qualquer um dos membros da equipe, no barco, a equipe será penalizada com a desclassificação.
12.5 – Se a equipe abandonar a prova por qualquer motivo terá que comunicar pessoalmente os fiscais do setor.
12.6 – Não será permitida a utilização de qualquer tipo de ceva, sendo que esta infração será punida com o afastamento do participante por um período de 02 (duas) provas da competição.
12.7 – Os pescadores poderão participar utilizando barcos próprios ou alugados sendo ainda permitida a pesca com piloteiros cadastrados pela equipe organizadora.
 Art.13º – DAS PENALIZAÇÕES:
13.1 – Será motivo de penalização a qualquer equipe que infringir qualquer um dos itens constantes neste regulamento, com a sua imediata desclassificação do Campeonato;
13.2 – Será motivo de desclassificação para recebimento de troféu e participação nos sorteios, a equipe que:
a) Pescar fora dos limites estabelecidos para a área de pesca;
b) Ceder ou receber peças de outras equipes;
c) Estar amarrado a outra embarcação ou barranco;
d) Algum componente de uma equipe estar navegando em embarcação de outra equipe, salvo em situação de emergência ou outra que justifique, com a concordância da comissão organizadora;
e) Falta de disciplina, e ou desrespeito com fiscais ou comissão organizadora;
f) Jogar lixo no rio/lago;
g) A Comissão Organizadora reserva-se do direito de desclassificar qualquer participante que seja flagrado ou denunciado pela pratica de qualquer atitude antiesportiva ou antiética.
Art.14º – DA PRESERVAÇAO DO MEIO AMBIENTE:
14.1 – As equipes participantes deverão recolher todo o lixo produzido durante a pesca. A equipe que for flagrada largando lixo na água ou nas margens do rio ou em ilhas será desclassificada.
Art. 15º – DA FISCALIZAÇÃO DA PESCA:
15.1 – No sábado pela manhã será feito o sorteio pra formação das duplas de fiscalização, bem como a distribuição dos locais aonde cada equipe atuará.
15.2 – O IBAMA, CIPAMA, MARINHA, NATURATINS, SEAGRO, CORPO DE BOMBEIROS, MPA, poderão estar presentes para o monitoramento e fiscalização de todo o evento;
15.3 – Todas as irregularidades graves cometidas pelas equipes e detectadas por qualquer pessoa,  serão encaminhadas aos organizadores do TORNEIO, que analisarão e tomarão as medidas cabíveis;
15.4 – Cada embarcação será fiscalizada antes da largada, onde receberá do fiscal liberação para pesca.

Art.16º – DA PREMIAÇÃO DO TORNEIO:
16.1 – As equipes que obtiverem o maior número de pontos receberão a seguinte premiação:
1º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete;
2º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete;
3º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete.
16.2 – Serão SORTEADOS entre todos os participantes inscritos, os seguintes PREMIOS:
  • 01 BARCO DE 5 METROS;
  • 01 MOTOR DE POPA 15 HP;
  • 01 MOTOR ELETRICO;

Obs.: Caso a comissão organizadora venha conseguir apoio para premiação do  motor de popa de 15 hp ou  moto biz irá também ser sorteado entre todos os participantes.
- 01 (um) troféu denominado “Anzol de ouro” para o pescador que capturar o maior peixe em cm;
16.3 – Os demais brindes que estiverem disponíveis serão sorteados entre todas as equipes participantes, inscritas e presentes no ato do sorteio, mesmo que não tenham capturado nenhum peixe.
16.4 – critério para classificação dos peixes será a seguinte: os peixes apresentados com tamanho de 30 cm à 39 cm terá fator de multiplicação por 20 de 40 cm à 49 cm fator multiplicador por 25, de 50 cm a 59 cm fator de multiplicação por 30 e acima de 60 cm fator de multiplicação por 35.
Art. 17º – DO SORTEIO DE BRINDES:
§ ÚNICO – Mesmo que a equipe não capture qualquer peça deverá, no término da competição, se fazer presente à solenidade de Premiação, para garantir o direito da participação no sorteio de brindes. A ausência da equipe sorteada facultará à Comissão Organizadora efetuar novo sorteio.
Art. 18º – DOS PROTESTOS:
18.1 – Deverão ser feitos exclusivamente pelo capitão da equipe, com testemunho de mais uma equipe, sendo que a denúncia desde que com testemunhas, não precisa ser por escrito, e o denunciante não terá seu nome divulgado. A Comissão Organizadora deliberará sobre o assunto mediante a apreciação da argumentação e provas apresentadas no ato do protesto.
18.2 – As decisões da Comissão Organizadora serão irrecorríveis.


Art. 19º – DAS RESPONSABILIDADES:
A Comissão Organizadora do CAMPEONATO DE PESCA DE TUCUNARÉ 2014,  DO LAGO DO PROJETO MANUEL ALVES, não se responsabiliza por qualquer acidente, de qualquer natureza, eventuais perdas, roubos ou qualquer tipo de danos materiais ou morais ocorridos com os participantes, espectadores, acompanhantes, etc, antes, durante ou após do evento.
Art. 20º – DOS CASOS OMISSOS:
§ ÚNICO – Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora.
 Art. 21º – DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
A Comissão organizadora do CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ 2014, será composta pelos DIRETORES do CLUBE DE PESCA ESPORTIVA DE DIANÓPOLIS.
Fonte: pesquedno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário