A Colônia de Pescadores e Aqüicultores Z 18 de Ijuí realiza o 9º Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí 2014.
O evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de maio no Rio Ijuí, na barragem São José, no Sítio dos Thum em Mato Queimado.
O local será demarcado por um bóia no leito do rio.
A partir desta demarcação será permitida a pesca e limpeza até 10 quilômetros a acima desta bóia demarcada, com outra marcação pela equipe de fiscalização.
Toda a área de pesca e limpeza será demarcada por bóias.
Como chegar lá?
De Ijuí até o local são 100 quilômetros.
Saindo de Ijuí segue pela BR 285 em direção a São Luiz Gonzaga. Chegando na entrada de São Miguel das Missões são 70 quilômetros. Logo adiante tem a entrada para Caibaté. Deixam a BR 285 e vão a Caibaté.
Atravessando a cidade de Caibaté no final da avenida, tem uma casa azul, à direita, e na esquina, um coqueiro. Se seguir reto chegam a Mato Queimado, onde aumenta um pouco mais de 10 quilômetros.
No final desta avenida, dobram a esquerda, haverá uma rua de calçamento até encontrar estrada de chão toda ensaibrada. Seguem sempre reto. São 13 quilômetros até o local. Em uma encruzilhada seguem reto até uma moradia que é um tambo de leite com dois açudes à esquerda.
No que passa o tambo tem uma entrada à direita com os postes de iluminação, tem um coqueiro, seguem os postes de luz. Quatro quilômetros depois chegam no local. Vai ter bandeirolas e placas indicativas.
Veja o regulamento:
9º TORNEIO DE PESCA E LIMPEZA DO RIO IJUI - COLONIA Z 18, IJUI-RS.
1-APRESENTAÇÃO
A pesca é uma das profissões mais antigas da humanidade. Em nossas raízes culturais, quando das povoações e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul sempre estiveram presentes à pesca e a caça como um valor agregado às famílias e muitas vezes como o único meio de sobrevivência, costume que estão presentes nos dias de hoje.
A COLÔNIA DE PESCADORES E AQÜICULTORES Z 18, a partir de seu novo estatuto social é uma entidade sem fins econômicos, voltada aos interesses coletivos e sociais. Sua fundação aconteceu em 8 de junho de 1994 por um grupo de pescadores amadores e profissionais de Ijui e da região, com uma visão muito maior do que somente pescar. Visa além do prazer da liberdade e da pesca o comprometimento com o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida, trabalho, renda e lazer de pescar preservando.
Na propriedade da Z 18, situado na Linha 6 Oeste, município de Ijui esta instalado além da sede social o laboratório de pesquisa e desova de peixes nativos. Estes peixes após o seu crescimento são entregues para os parceiros da Z 18; prefeituras, associados pescadores e aqüicultores, além de entidades envolvidas com o meio ambiente gratuitamente, para o repovoamento de rios e também para serem colocados em tanques para agregar valor e renda.
Temos a certeza de que se existem peixe nos rios da região, grande parte deste trabalho pertence ao grande empenho da diretoria, associados e colaboradores da Z 18.
Pelo fato do Rio Ijuí ser o segundo maior afluente do Rio Uruguai, temos o dever e a obrigação de preservar este patrimônio público e histórico de nossas raízes culturais, no qual as famílias vindas principalmente da Europa ao se instalarem em suas encostas, saciaram a sede e a fome em suas águas puras e cristalinas.
São colaboradores e parceiros do 9° Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui: Administração Pública do Município de Mato Queimado, Câmara de Vereadores de Mato Queimado, Capatazes da Z 18, Brigada Militar de Mato Queimado, Patrulha Ambiental, MPA (Ministério da Pesca e Aqüicultura), FEPERGS, Federação dos Pescadores e Aquicultores do Rio Grande do Sul.
2- OBJETIVOS:
- Conscientizar, educar e organizar a classe de pescadores profissionais, amadores, aquicultores e seus associados, através do lema “pescar/preservando”, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas.
- Envolver toda a sociedade no sentido de preservar nossas águas, vertentes, nascentes, sangas, banhados, riachos e rios. Não poluindo nem destruindo a mata ciliar, fator de conservação das vertentes, e da água boa, para esta geração e gerações futuras.
- Realizar o repovoamento dos rios, com peixes nativos dentro dos padrões técnicos como a fonte de ajuda do homem à natureza, para que ela restabeleça seu ciclo de biodiversidade mais rápido e após volte ao normal como nos tempos em que nossas raízes familiares se estabeleceram nestes locais, para iniciar a colonização local.
- A pesca não é apenas pescar o peixe, mas é sim uma aventura, um desafio, uma diversão, é o contato e o respeito com a natureza e a liberdade do homem/natureza, construindo uma melhor qualidade de vida.
- A pesca além de um lazer é a oportunidade de conviver bons momentos com amigos, familiares e fazer novos amigos. É respirar o ar puro, ver o amanhecer do dia. O nascer do sol. Ouvir o cantar dos pássaros o pôr do sol, no imenso universo. A noite chegar. Reviver nosso tempo de criança, infância e adolescência. Pensar, refletir e buscar nossas raízes culturais, através do convívio coletivo que estão sendo esquecidas, e escrever algo através das canções e poesias que brotam dos sentimentos da inspiração da alma e do amor emanado dos nossos corações.
2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
- educação e conscientização ambiental.
- água boa.
- adquirir e transmitir cultura social e ambiental.
- apreender a conviver com a natureza e prestar assistência coletiva no convívio coletivo.
- respeitar o período da piracema.
- não praticar a pesca predatória.
- conservação das matas ciliares.
- cuidados com o lixo, cada um é responsável.
- respeitar os colegas pescadores, não importando à categoria que pertence.
- respeitar as leis da pesca.
- o rio é um bem público, portanto é de todos, temos o dever de cuidá-lo e preservá-lo da melhor forma.
3- PROGRAMAÇÃO;
3.1- Sexta feira dia 09/05/2014;
Os pescadores e demais convidados e participantes poderão montar seus acampamentos no local.
A noite a partir das 20:00 horas haverá tertúlia livre, no palco do som, com a apresentação de vários artistas, até no máximo às 2 horas da manhã.
3.2 Sábado dia 10/o5/2014;
7;00 Alvorada Festiva e café coletivo;
7:30 hs: Cadastramento, inscrição e pagamento das taxas das equipes participantes e inspeção das embarcações segundo as normas da Marinha do Brasil, e apresentação das licenças de pesca do Ministério da Pesca e Aqüicultura do Governo Federal, além da entrega das embalagens para armazenar o lixo a ser recolhido e das cartilhas do pescador contendo todas as leis da pesca, aqüicultura e de navegação.
8:00 hs: Será realizada a cerimônia oficial de abertura do 9º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui.
8:30 hs: Será dado o início da pesca e limpeza do Rio do Rio Ijui
20:00 hs: Encerramento da pesca.
Obs; será permitida uma tolerância de 15 minutos para a pesagem dos peixes junto à comissão. No momento da primeira pesagem de peixes cada equipe terá a obrigação de apresentar junto à comissão pelo menos um volume de lixo.
3.3-Domingo dia 11/05/2014.
07:00 hs: Início da pesca e limpeza do rio.
13:00 hs: Encerramento da pesca e limpeza do rio.
13:15 hs; Apresentação e pesagem dos peixes junto à comissão.
15:00 hs: Entrega dos prêmios e encerramento do 9º Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijui.
3.4 Quinze minutos antes da largada se fará o alinhamento das embarcações.
3.5 A largada será feita através por sinal sonoro.
3.6 Por motivo de segurança as embarcações devem sair com pouco seguimento.
3.7 A fiscalização das embarcações será realizada 30 minutos antes da largada e no decorrer do evento em qualquer momento.
3.8 O local do torneio será realizado no rio Ijui, Barragem São José, local conhecido por Sitio dos Thum, Sítio da Vó Laura, Mato Queimado RS.
4. INSCRIÇÕES;
4.1- As inscrições são de natureza coletiva e será através da aquisição de cautelas numeradas de 00 a 99, no valor de 100 reais. A equipe portadora da cautela participando ou não do Festival de Pesca e Limpeza do Rio estará concorrendo ao sorteio dos prêmios, no final do evento.
4.2 As equipes serão no máximo de 5 participantes.
4.3 No caso de troca de participantes da equipe deverá ser comunicado antecipadamente a comissão organizadora.
4.4 No ato da inscrição da equipe o responsável deve preencher e assinar o termo de responsabilidade.
5. NORMAS E APRESENTAÇÃO;
5.1 O torneio, promovido pela Colônia Z 18 por natureza aberta a pescadores não associados que se apresentem e sejam aceitos como convidados.
5.2 O responsável pela equipe inscrita deverá apresentar-se junto à comissão organizadora para realizar a ficha de inscrição, com os nomes e identidade dos componentes da equipe.
6- PESAGENS DO PESCADO;
6.1 O responsável pela equipe deverá identificar-se através do número da inscrição para a pesagem dos peixes.
6.2 A pesagem dos peixes será transformada em pontos, ou seja, para cada grama de peso equivalerá a 1 ponto.
7- Obrigações dos competidores;
7.1 Cumprir e fazer cumprir o regulamento.
7.2 Fiscalizar a pesagem e acompanhar as anotações.
7.3 Assinar concordando com as anotações do fiscal.
7.4 Manter comportamento cuidadoso e cortez.
8- Será desclassificada a equipe que;
8.1 Alterar o peso dos peixes apresentados, e que desacatar ou agredir competidores e autoridades.
8.2 Prejudicar os concorrentes com manobras bruscas e perigosas.
8.3 Manter comportamento não condizente com as regras elementares do convívio social.
8.4 Quando transgredir as regras do regulamento
9- Legislação e Segurança
9.1 Os barcos inscritos no evento deverão estar em perfeitas condições para navegar.
9.2 Todas as embarcações serão vistoriadas e deverão estar com os equipamentos de segurança e atracamento.
9.3 O condutor da embarcação deverá estar de posse da documentação pessoal e da embarcação em dia.
9.4Todas as embarcações deverão ter sacolas para o recolhimento do lixo.
10- EQUIPES:
10.1 Cada cautela equivale a uma equipe com uma embarcação, motorizada ou não.
10.2 O comprador da cautela terá o direito de optar por colocar uma equipe na competição ou simplesmente colaborar apenas na compra e participar do sorteio.
10.3 Poderá ser inscrito até 5 (cinco) pescadores por equipes, incluindo o piloteiro, com habilitação ARRAIS amador ou de Aquaviário.
11.4 O piloteiro será o responsável de conduzir a embarcação dentro dos tramites legais da Marinha do Brasil, respeitando as demais embarcações presentes no festival, e terá que ter todas as condições de navegação, inclusive com o seguro da embarcação em dia, além da habilitação de ARRAIS, inclusive com a assinatura de um termo de responsabilidade.
11- EMBARCAÇÕES;
11.1 Poderão participar do Festival embarcação motorizada ou não, sem restrições quanto a potencia do motor, mas devidamente registrados na Marinha do Brasil.
12 PEIXES;
12.1 Serão pesados pela comissão e entregues para as equipes no mesmo instante, sendo que cada equipe deve se responsabilizar pelo destino final do pescado colocando em caixas térmicas ou mesmo degustá-los no local.
12.2 Devem ser respeitados o tamanho mínimo dos peixes conforme a legislação Federal ou Estadual.
12.3 Os peixes em extinção ou proibidos de pescar pela Lei 41672 não forem liberados caso sejam pescados deverão ser soltos. Ex. dourado, surubim e piracanjuba.
12.4 Tamanhos de alguns peixes; traíra 30 cm, jundiás 30 cm, mandi (pintadinho), 18 cm, piava e piauçú 35 cm., peixes exóticos estão livres do tamanho.
13-LIXO;
13.1 Cada equipe terá que colocá-los em sacos disponíveis no local e no domingo será realizada a triagem pela comissão.
14- PETRECHOS DE PESCA;
14.1 Os petrechos de pesca para o festival são os mesmos da licença de pesca amadora, ou seja, molinete, carretilha, vara, caniço, linha de mão, puçá e as iscas ficam a critério do pescador.
14.2 Ficam proibidos os usos de tarrafas, redes, espinhéis esperas, covos.
15- Licenças de pesca;
15.1 Os pescadores devem ter a licença profissional da SEAP ou do Ministério da Pesca e Aqüicultura do Governo Federal, ou a licença amadora embarcada do IBAMA ou do Ministério da Pesca e Aqüicultura paga, ou de aposentado e de menor do IBAMA ou Ministério da Pesca e Aqüicultura.
16-DELIMITAÇÃO;
16.1 A área de pesca e recolhimento do lixo estará demarcada através de bóias, poitas no leito do rio.
16.2 Toda a pesca deve ser realizada embarcada, ou seja, dentro dos barcos, não podendo os pescadores utilizar o barranco para pescar.
16.3 O recolhimento do lixo poderá ser realizado fora do rio, ou seja, em áreas de mata ciliar. A embarcação pode ancorar nos sarandis para pescar.
17- FISCALIZAÇÃO;
17.1 As equipes poderão ser desclassificadas se haver comprovação de comportamento antidesportivo pela comissão do evento.
18- PREMIAÇÃO;
18.1 Maior quantidade de peixes em peso pescado por equipe.
1º Lugar: Troféu
2º Lugar: Troféu
3º Lugar: Troféu
18.2 Maior peixe em peso, para a equipe que pescou.
1º Lugar: Troféu
2º Lugar: Troféu
3° Lugar: Troféu
18.3 Pescadora que pegar maior peixe.
1° Lugar: Troféu.
2° Lugar: Troféu.
3° Lugar: Troféu.
18.4 Os pescadores de lixo.
1º Lugar: Troféu, mais um premio surpresa.
2º Lugar: Troféu.
3º Lugar: Troféu.
18.5 A equipe mais bem organizada.
1° Lugar: Troféu.
2° Lugar: Troféu.
3° Lugar: Troféu.
18.6 Prêmios das cautelas.
O sorteio dos prêmios será realizado da seguinte forma; com a presença do presidente do evento e demais participantes serão escolhidos 3 representantes; um representante da diretoria da Colônia Z 18, um patrocinador do evento e um representante das equipes inscritas, junto ao povo presente através da escolha de mulheres presentes para retirar as cautelas depositadas em uma urna. Após a retirada de todas as cautelas as mulheres serão chamadas para entregar a cautela para a comissão poder realizar a conferência do 1º ao 10º prêmio e anunciar os vencedores ao público presente.
A primeira cautela a ser retirada da urna será o 1º prêmio e assim até o 10º. Caso tiver mais prêmios por doação seguirá com 11º e assim por diante. Somente o barco não será entregue no local devido à nota fiscal que deverá sair no nome do contemplado. O mesmo receberá um ofício da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 para que o ganhador possa retirar o barco na empresa e colocar em seu nome, para poder registrar na Marinha do Brasil.
Os demais prêmios serão entregues no local, caso o sorteado não estiver presente à comissão responsável pelo evento realizará a entrega posterior. Somente os números vendidos serão colocados na urna, para serem sorteados.
As cautelas poderão ser comercializadas até as 13 horas do dia 11 de maio de 2014.
1º Prêmio; Uma embarcação de alumínio nova de 5 metros marca Rigon modelo Uruguai.
2º Prêmio ;Um gerador Toyama TC 950.
3° Prêmio ;Um banco giratório para barco.
4º Prêmio ;Um disco papa-léguas polido.
5º Prêmio ; Uma Barraca Náutica.
6º Prêmio; Um colchonete.
7º Prêmio; Um celebrim jacaré.
8º Prêmio; Um kit de molinete e vara.
9º Prêmio; Um estojo de pesca.
10º Prêmio; Um estojo de Pesca.
19-Das disposições complementares;
19.1 A colônia Z 18 reserva-se o direito de encerrar as inscrições sempre que o número de inscritos seja satisfatório por motivos organizacionais.
19.2 Não serão liberados de participar do torneio pescador que não estejam com o seu documento legal de pesca atualizado na data do evento pelos órgãos responsáveis.
19.3 Somente o responsável pela equipe poderá apresentar reclamações junto à comissão fiscalizadora caso perceba alguma irregularidade. Essa por sua vez deverá verificar a veracidade da denúncia e sendo confirmada aplicará a penalidade adequada ao caso. Sendo que a comissão em nenhuma hipótese poderá revelar quem foi o denunciante.
19.4 Os participantes do torneio que forem denunciados e punidos estão automaticamente excluídos do próximo torneio.
19.5 Os participantes concordam em autorizar o uso de suas imagens e som de voz em qualquer tipo de mídia em peças promocionais relacionadas no evento Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijui.
19.6 A imprensa está liberada e com livre transito em qualquer local do evento para o seu trabalho.
19.7 A Colônia Z 18 não se responsabilizará por perdas, roubos, danos materiais, corporais e ambientais ocorridos com participantes, convidados e demais antes durante e após o evento.
19.8 A equipe ou ganhador deverá retirar o prêmio e responsabilizar-se pelo mesmo após o recebimento.
19.9 A realização da inscrição implica que o participante tenha conhecimento e concorde com todo o conteúdo do regulamento.
19.10 Menores terão que estar acompanhados por um responsável. Equipamentos da embarcação: Salva vidas (individual), bóia de segurança, âncora, extintor, corda, remos, etc....
19.11 Haverá comercialização de bebidas e alimentação no local. E não será permitida de forma alguma que menores comprem ou ingiram bebidas alcoólicas no local do evento.
19.12 O recolhimento do lixo estará sob a responsabilidade da Prefeitura de Mato Queimado.
19.13 A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 não se responsabilizam por piloteiros e motoristas pegos pela fiscalização por embriaguez ao dirigir barcos e ao volante de seus veículos.
COMISSÃO ORGANIZADORA DO 9° TORNEIO DE PESCA E LIMPEZA DO RIO IJUI;
Presidente da comissão organizadora; Tarso Thum.
Vice – Presidente; Lourenço da Silva Kachuk .
Diretor de Eventos e Finanças; Claudinei Schiavo.
1º Vice Diretor Eventos e Finanças; Albino Kosloski.
EQUIPE DE APOIO E RECEPÇÃO;
Antonio Ernesto Juchen.
Edílson Rolin.
Marcos Barriquello.
Carlos Josuel da Silva
Noedi Fassbinder.
Mario Rossi
Ney Rocha.
Jose Ademar Correia.
Paulo Birck.
Olacir Luis Birck.
Luiz Kreutz.
Helio Kramer.
Reinhardt Mensch.
Luis Wiercinski.
Enio Roni Fucilini.
Nelson Kruger.
Vilmar Kruger.
Julio Friedrich.
Jéferson Cardoso.
Paulo Durcks.
Laurindo Alécio Menegol.
Odair Paulo Gobo.
Gilvan Lizot.
Luis Lizot.
Jonatas Casalini Basso.
Equipe de Som; Sorlei Palha.
Fotos do evento; Os pescadores e demais interessados.
Fiscalização em água;
A comissão indicará os responsáveis além da Patrulha Ambiental e demais entidades responsáveis pela fiscalização.
Presidente da Colônia de Pescadores e Aqüicultores Z 18 _ Itamir J. Lizot
Vice Presidente – Lourenço da Silva Kachuk.
Secretaria Marli M.Wiercinski.
Diretor de Finanças – Claudinei Schiavo.
IJUÍ, 11 de março de 2014.
Veja imagens da vistoria do local:
Fonte: ijui.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário