quinta-feira, 3 de abril de 2014

Moratória no Pantanal

foto
Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado
Para Thomaz, proibição garantiria recuperação do estoque
O biólogo Thomaz Lippareli defende a proibição imediata da atividade pesqueira profissional na região do Pantanal, para a recuperação do estoque pesqueiro em Mato Grosso do Sul. Conforme ele, somente assim será possível avaliar a capacidade de suporte dos rios, para então disciplinar o acesso ao recurso pesqueiro. “Se não parar a pesca profissional, não teremos condições de avaliar o verdadeiro impacto dessa atividade econômica sobre a realidade dos nosso rios”, afirma. A reportagem está publicada no jornal Correio do Estado desta quarta-feira (02).
Para Lippareli, há uma grande exploração com a pesca profissional, que, aliás, acabou sendo reduzida pela própria diminuição do estoque de peixes nos rios pantaneiros. “Hoje não há mais grandes peixes. Então se pesca os peixes pequenos que desovaram apenas uma vez, ou sequer desovaram”, explica.
Conforme a publicação, outro agravante, segundo o especialista, é que com o desaparecimento das espécies nobres (pintado, barbado, surubim, pacu e, principalmente dourado) houve a migração dos pescadores para outras espécies consideradas de segunda linha e que hoje, também, correm o risco de redução nos rios.
Thomaz Lippareli acompanha de perto a situação nos rios há pelo menos quinze anos, quando assumiu a extinta secretária estadual de Pesca em MS, entre os anos de 2001 e 2007. A matéria é de Rafael Bueno.
Fontecorreiodoestado.com.br
Nota do Blog: Somos Completamente a favor da proibição, caso contrário nossos Filhos e Netos não terão peixes pra pescar esportivamente, muito menos peixes grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário