quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cardume de Peixes Eletrizantes no Acre

Um grupo de ribeirinhos tomou um susto quando viu enroscado na rede que utilizavam durante uma pescaria, um cardume de poraquês, também conhecidos como peixes-elétricos. A cena foi registrada pelo documentarista Jota Cavalcante, nesta segunda-feira (9), no município de Sena Madureira (AC).

Segundo Cavalcante, os espécimes, um adulto e outros 12 filhotes, foram capturados assim que a pescaria começou. Os ribeirinhos, no entanto, quando se deram conta do que tinha ocorrido devolveram os animais ao lago e interromperam a pescaria.
 
"Não quiserem nem continuar a pescaria por medo do choque do poraquê, que pode até matar um homem", disse.

Apesar de terem sido devolvidos à água eles não devem ficar em segurança por muito tempo. O documentarista diz que o 'Lago do Urubu', onde foram encontrados costuma secar e por isso muitos peixes morrem.

"É chamado Lago do Urubu, porque todos os anos seca e aparecem muitos urubus que vêm comer os peixes que morrem", explica.

Descargas elétricas
A pedido do G1, a bióloga Joseline Guimarães, gerente do Parque Chico Mendes, em Rio Branco, analisou as fotos e confirmou se tratarem de poraquês.

"Podem ser chamados também de enguias elétricas e tem o nome científico de Electrophorus electricus. São peixes que podem ser encontrados em rios e lagos, ocorrem na bacia amazônica e em quase toda a América do Sul. São famosos pela sua capacidade de emitir descargas elétricas, que são usadas na captura de presas e para defesa contra predadores", explica.

De acordo com Joseline, quanto maior o animal. maior a potência da descarga elétrica. "Os poraquês alimentam-se preferencialmente de peixes, mas podem variar com pequenos anfíbios, aves e até mamíferos, e por serem respiradores aéreos, de vez em quando sobem à superfície. Podem chegar até 2,5 m de comprimento", conta.
Fonte: g1.globo.com/ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário