Perto do fim da temporada da tainha em Santa Catarina, que fecha no dia 30 julho, os pescadores de Florianópolis estão insatisfeitos com o número de tainhas capturadas. Até este sábado (13), cerca de 700 toneladas do peixe foram capturadas no estado catarinense, 300 na capital.
"A temporada foi melhor do que no ano passado. Esperávamos uma quantidade maior do que pegamos, em todas as praias se esperava. Ano passado pescamos 4.250 tainhas. Este ano pescamos 14.160 tainhas aqui na Praia da Lagoinha. Mas esperávamos umas 40 mil, 30 mil", relata o pescador Nésio Solto.
O maior número de tainhas foi capturado na Praia de Naufragados - 17.300 peixes. "A maioria dos pescadores já recolheram as redes por aqui, os cardumes já passaram" afirma Flávio Argino Martins, pescador de Naufragados.
Segundo o presidente da Federação de Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, o pico da safra ocorre no mês de junho e os pescadores que contavam com a renda financeira extra provida pela alta na pesca da tainha estão decepcionados.
"Tínhamos a expectativa de ganhar um valor, mas não ganhamos. Isso interfere na renda familia. O pescador sempre tem que ter sempre alguma coisa guardada, porque a pesca é cheia de surpresas" conclui Nésio.
Fonte: globo.com/sc/santa-catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário