Nzeto – A falta de lojas para a comercialização de materiais de pesca, no município do Nzeto, província do Zaire, está a preocupar os pescadores da circunscrição piscatória que dista a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, sede provincial.
Abordados hoje (segunda-feira) pela Angop, os pescadores afirmaram que a inexistência na região de locais para a venda de acessórios e utensílios para a pesca marítima está a dificultar a actividade pesqueira e a subsequente redução na captura do pescado.
Paulo Augusto, pescador há mais de 15 anos, considerou de desolador a actual situação dos pescadores na localidade e solicitou às entidades competentes para reverterem o quadro.
“A captura de pescado no nosso município reduziu consideravelmente, porque muitas embarcações encontram-se avariadas por falta de acessórios”, explicou, sem, no entanto, avançar dados estatísticos sobre a captura de pescado.
Os pescadores do município piscatório do Nzeto debatem-se também com inúmeras dificuldades para a aquisição de utensílios para a pesca, como anzóis, redes, bóias, remos e âncoras
Acrescentou que das 45 embarcações de pesca que existiam na localidade, apenas 15 estão operacionais e pescam todos os dias. Para André Pedro, também pescador, actualmente para a aquisição de material de pesca, os pescadores são obrigados a deslocar-se à capital do país (Luanda) onde adquirem esses bens no mercado paralelo e a preços exorbitantes.
“A maioria das embarcações inoperantes têm problemas no motor. Se aqui no nosso município tivéssemos lojas para a comercialização de acessórios a situação seria muito diferente”, desabafou, para quem o sector das pescas deve continuar a trabalhar para melhorar a situação dos pescadores.
Fonte: portalangop.co.ao
Nenhum comentário:
Postar um comentário