Pelotão Ambiental apreende 97 redes de pesca
O 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, sediado em Rio Grande, apreendeu nesta segunda, 14, quase uma centena de redes utilizadas para pesca de camarão e diversos tipos de peixes. Foram recolhidas 97 redes do tipo aviãozinho, simples e feiticeira, encontradas na localidade de Barranco, em São José do Norte.
Segundo o comandante do Comando Ambiental, coronel Ângelo Antônio Silva, a apreensão aconteceu a partir do trabalho do Pelotão Ambiental, que realizou uma fiscalização em São José do Norte, na manhã de segunda-feira. Os peixes e caranguejos que já tinham sido coletados pelas redes, foram liberados na lagoa, pela equipe do Comando Ambiental.
O comandante salientou que as redes feiticeira, compostas por três malhas e, extremamente, predatórias, são expressamente proibidas durante todo ano. "Se a pesca ilegal, com equipamento danoso, continuar ocorrendo, os pescadores que pescam utilizando materiais adequados, durante a época permitida, não terão mais o que pescar e a cultura da pesca da região Sul vai acabar", relata Silva.
A Brigada Militar afirma que vai continuar com a fiscalização, porque acredita na preservação ambiental. Nos próximos dias além das oito viaturas e sete barcos que estão disponíveis para os serviços do Pelotão Ambiental, um helicóptero do Batalhão Aéreo da Brigada Militar estará apoiando a fiscalização, atuando desde o rio Uruguai, até a Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim. "Assim, todos os locais podem ser apontados com mais eficácia, para que possamos encontrar, com mais agilidade, as áreas onde estão sendo colocadas redes de forma ilegal", finaliza o coronel.
Por Cáren AraújoJornal Agora - O Jornal do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário