sábado, 30 de novembro de 2013

Parabéns às Meninas de Portugal


Atletas algarvias alcançaram «bronze» no Mundial de pesca desportiva.
Sónia Guerreiro e Vera Cordeiro
Sónia Guerreiro e Vera Cordeiro, atletas do Sport Clube Escanchinas de Almancil 
integradas na seleção nacional de senhoras, alcançaram a medalha de bronze no Campeonato 
do Mundo de Pesca Desportiva, realizado em outubro, em Torremolinos (Espanha). 

Sónia Guerreiro e Vera Cordeiro

Para além da conquista do 3.º lugar em termos coletivos, Vera Cordeiro alcançou ainda 
um excelente resultado individual, ao posicionar-se em 8.º lugar na tabela classificativa. 
A algarvia Ana Diogo (ADP Manta Rota) foi 14.ª classificada.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loulé felicitou as atletas de Escanchinas. 

“Esta é mais uma importante conquista para o desporto do concelho de Loulé”, refere a 
autarquia.

Fonte: regiao-sul.pt

Resultado da IX Edição do Torneio de Mercedes

Sucesso. 

É assim que descrevemos a IX Edição do Torneio de Pesca aberta de Mercedes realizada este final de semana, dias 23 e 24 de novembro no parque de lazer do Arroio Guaçu em Mercedes. 

Com a participação de 195 equipes, número recorde de participantes a festa começou no sábado (23) com a barqueta que saiu da frente da Prefeitura e seguiu até o parque de lazer do Arroio Guaçu. 

A programação seguiu com o jantar entre os pescadores e a população animado pelas duplas Leandro e Marcelo e Maicon e Marcinho e o sorteio dos Brindes e do barco entre os participantes da barqueata. 

No domingo (24) com o dia ensolarado a pesca seguiu da melhor maneira possível, encerrando as 14:00 horas para a pesagem e medição dos peixes fisgados e para realização dos sorteios do prêmios. 

Na categoria Corvina a classificação final por equipe foi a seguinte: 
1° lugar: equipe Vida Dura II de Marechal Cândido Rondon que somou 27,3 Pontos.
2° lugar: equipe Chapeação Krepski de Marechal Cândido Rondon que somou 24,6 Pontos. 3° lugar: equipe Lucimovéis e Panorama de Pato Bragado que somou 23,1 Pontos. 

Na categoria Corvina Individual: 
1° Lugar : Equipe Águia de Catanduvas com Corvina de 861 Gramas. 
2° Lugar: Equipe Loja Incomagi de Guaíra com a Corvina de 702 Gramas. 
3° Lugar : Equipe Vida Dura II de Marechal Cândido Rondon com a Corvina de 574 Gramas. 

Na categoria Tucunaré a classificação final por equipe foi a seguinte: 
1° Lugar: Equipe Vida Dura de Marechal Cândido Rondon com 53,1 Pontos. 
2° Lugar: Equipe Os Alemão de Marechal Cândido Rondon com 45,5 Pontos. 
3° Lugar: Equipe Centro Automotivo Mercedes/Remogil com 45,2 Pontos. 

Na categoria  Tucunaré individual: 
1° Lugar: Equipe Sabrina de Maripá com o Tucunaré de 1,121 Kg. 
2° Lugar: Equipe Vida Dura de Marechal Cândido Rondon com o Tucunaré de 1,046 Kg. 
3° Lugar: Equipe Os Bêbados de Marechal Cândido Rondon com o Tucunaré de 1,038 Kg. 

Ganhadores dos Prêmios: 
Barco: Equipe Rainha d’agua -Toledo 

Motor  15 HP: 
Equipe Pai e Filho – Mercedes 
Equipe Oestecel  Tim – Marechal Cândido Rondon 
Equipe Bauer I – Guaira 

Carretinha para Barco: 
Equipe Toa a Toa – Marechal Cândido Rondon 

Carretinha Fazendinha: Equipe Lucimoveis/Panorama – Pato Bragado 

Caixas Térmicas: Equipe Chapéu Preto - Mercedes 

Segundo o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo Edson Vilar: “ o Evento superou as nossas expectativas, onde esperávamos 180 equipes, tivemos a felicidade de termos dias de sol e a aprovação das equipes participantes. 

Tivemos equipes que vieram de longe como Joinville- Santa Catarina e do Mato Grosso do sul, nosso maior objetivo não é bater recordes e sim atender da melhor forma possível os pescadores que estão participando do nosso evento”, finalizou.

FonteAquiagora.net.

Mais de 2.000 em Mandaguari?? Sensacional

Mais de 2.000 pessoas aproveitaram a tarde ensolarada no domingo (24) e participaram do Torneio de Pesca no Parque da Pedreira de Mandaguari. 

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Mandaguari, arrecadou aproximadamente 700 quilos de alimento não perecível e fez a alegria das crianças, jovens, adultos e idosos presentes.


 Devido ao sucesso de público e acatando vários pedidos, a Prefeitura estuda a possibilidade de pelo menos uma vez por mês liberar a pesca no lago do Parque da Pedreira. 

“Precisamos dar mais opções de entretenimento para a população. Hoje foi um dia gostoso, divertido, e a tendência é que mais domingos como este aconteçam”, declarou o prefeito Romualdo Batista.

Fontemandaguari.pr.gov.br

Só Proibindo mesmo - direto de Portugal

A pesca de arrasto de fundo causa danos consideráveis e deve ser abandonada progressivamente, defendeu hoje o porta-voz das ONG portuguesas que integram a Coligação para a Conservação dos Fundos Oceânicos, apontando Portugal como um exemplo de boas práticas.
 Duas semanas antes da votação do Parlamento Europeu sobre uma nova regulamentação para a pesca de profundidade, Gonçalo Carvalho da Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), uma das organizações não-governamentais (ONG) que integra a Coligação, sublinhou que "Portugal devia ser o maior defensor dos oceanos profundos a nível da União Europeia". 
Entre as "boas práticas" que assinalou encontram-se a pesca de palangre e armadilhas (covos), "artes de pesca muito mais seletivas" do que o arrasto de fundo que é praticado sobretudo pela frota francesa. As artes de arrasto e as redes são proibidas nos Açores e na Madeira há vários anos, uma medida considerada exemplar a nível internacional no que toca à proteção dos oceanos profundos e que Gonçalo Carvalho considerou que deve ser alargada.
 O responsável da Sciaena acrescentou ainda que, além de serem "altamente prejudiciais para os ecossistemas", as frotas industriais de arrasto de fundo são fortemente subsidiadas e geram menos empregos do que as que usam artes mais seletivas. 
O abandono faseado das artes de arrasto e redes abaixo dos 600 metros é uma das propostas que poderá ser votada no dia 10 de dezembro pelo Parlamento Europeu, no âmbito da legislação de pesca em profundidade
 "Esta seria uma oportunidade de valorizar as pescarias portuguesas e fomentar a criação de emprego", sublinhou Gonçalo Carvalho, lembrando que Portugal tem a maior zona económica exclusiva da União Europeia, sendo grande parte dela composta por ecossistemas de grande profundidade. Segundo um estudo recente da new economics foundation (nef - fundação para a nova economia), o arrasto de fundo tem um impacto destrutivo em ecossistemas frágeis e tem um custo líquido de 388 a 494 euros por tonelada de peixe. Além disso, cria seis vezes menos postos de trabalho por tonelada de peixe do que outros métodos de pesca, como o palangre. A Coligação para a Conservação dos Fundos Oceânicos (Deep Sea Conservation Coalition) congrega mais de 70 organizações, entre as quais cinco portuguesas.
Fontednoticias.pt

Se Construiram a Cidade do Samba porque não "Cidade da Pesca"?


alt
O município de São Gonçalo vai ganhar, em breve, um megaprojeto para reunir, na mesma área, as atividades de pesca, armazenamento e beneficiamento de pescado. Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Cidade da Pesca irá ocupar 600 mil metros quadrados no bairro de Itaoca.
A previsão é de que sejam gerados cerca de 10 mil empregos diretos.

O distrito industrial abrangerá um terminal e um espaço para instalação da indústria pesqueira, com um condomínio onde as empresas vão se instalar. Este local compreende as áreas de serviços de apoio para o setor, como armazéns para fornecimento de rancho para as embarcações, fábrica de gelo, frigorífico para armazenar pescado e estaleiros voltados para a produção.

O Governo do Estado já iniciou o processo de desapropriação de um terreno de 30 mil metros quadrados para a construção do terminal pesqueiro. Além disso, o governo está negociando com uma multinacional espanhola de beneficiamento de pescado, que demonstrou interesse em se instalar na Cidade da Pesca, onde geraria mais de mil postos de trabalho.

Um dos maiores objetivos do projeto é fazer da área um condomínio industrial sustentável.

– A Cidade da Pesca é uma iniciativa que concebemos para que o Rio de Janeiro possa ter uma área reservada para a atividade. Vamos impulsionar a atividade econômica através da vocação da região e do turismo, além de promover o uso e a ocupação de forma sustentável – disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto.

A ideia é desenvolver, na Cidade da Pesca, o programa de requalificação pesqueira, nos moldes do que já está em curso em bairros como o Gradim, em São Gonçalo, e Jurujuba e Itaipu, em Niterói. Com foco na pesca artesanal, o projeto é uma contrapartida social para beneficiar a colônia pesqueira local e prevê intervenções urbanas em prol da mobilidade e de melhorias em serviços como iluminação, esgoto, paisagismo e em equipamentos voltados para a atividade.

Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro ocupa a terceira posição em produção de pescado marinho no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina e do Pará.
Foto: André Gomes Mello

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pesqueiro Alvorada - Uma Bela pescaria com a Equipe quase Completa

Estivemos, Eu, Anderson, Sr. Roque, Jair, Lucio,Alberto e a Dani, no Pesqueiro Alvorada.

Já sabíamos que o dia não estaria bacana pelas informações dos sites de Meteorologia, mas mesmo assim, pescaria marcada é compromisso.

Fui o primeiro a chegar às 6:30h e já haviam carros na porta do pesqueiro.

O Tempo fechado.

Logo de cara fui montando os equipamentos e logo no primeiro arremesso já entrou um Pacú.


Como eu ainda estava sozinho, tive mesmo que tirar essa foto com o bichinho no chão.

Até a equipe chegar foram mais outro Pacú e duas Matrinxãs, não tirei foto porque fiquei empolgado em não perder a "fase" que estava boa.

Os amigos foram chegando, montando seus equipamentos e a brincadeira começou a ficar boa.




O Anderson e o Sr. Roque, desde o início da pescaria, resolveram brincar com as Tilápias e assim começou a "contagem" a favor e contra.











O Lucio também tentou sua Tilápia e conseguiu.


Enquanto eles se divertiam em tirar uma Tilápia atrás da outra eu fui fazendo minha festa com os Pacús e Matrinxãs.







O Lucio também garantiu outros exemplares.




Enquanto a pescaria rolava solta, nosso almoço estava sendo garantido pelo Alberto, que nem chegou perto de sua tralha pra não atrasar o almoço e ainda esteve muito bem acompanhado pela filha Dani.



Logo depois do Churrasco, que por sinal SENSACIONAL, chegou a chuva. Já esperávamos, mas ela veio pra que ninguém ficasse perto dos equipamentos.





Mais algumas fotos do Local.








E foi isso, uma bela pescaria entre os amigos do Sónabóia Pesca Esportiva.
Logo estaremos nos encontrando para outro dia SENSACIONAL como esse.

Grande Abraço.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Já tem Data e Premiação - em Carlópolis


                                                  Torneio de pesca vai melhorar prêmios aos atletas











      A comissão organizadora do PESCAR (Torneio de Pesca Esportiva de Carlópolis) já definiu a data e aumentou a premiação para a próxima edição do evento, que acontece nos dias 22 e 23 de março do próximo ano   .

    O PesCar é reconhecido oficialmente pelo Ranking Brasil por ser o maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado do país. Realizado na Represa de Chavantes, em Carlópolis, a 12ª edição aconteceu em 1° de abril de 2012, reunindo 302 embarcações e a previsão é que esse número aumente em 2014.

    A premiação era até o 20º colocado e a próxima passa a premiar até o 30º participante. O primeiro colocado ganhará um barco com motor e carreta, o segundo, um barco e um motor, o terceiro um motor, os quarto e quinto colocados levam um barco. Do sexto ao décimo colocado, ganham um motor elétrico.

    O evento também conta com show de prêmios em um sorteio de carro zero quilômetro e as inscrições que forem realizadas com antecedência concorrerão a uma moto zero e também conta com praça de alimentação e exposição de produtos e serviços.

    Texto e foto: Cézar Silva

    1º Torneio de Pesca Coração de Pescador





                                      1385806_619403434777657_1394533087_n


    Informações do Torneio de Pesca de Arremesso Paulo Amorim

    ” O balneário mais famoso do Espírito Santo ganhou nos dias 15 e 16 de novembro, mais uma opção saudável de lazer e entretenimento.
    Trata-se do Torneio de Pesca de Arremesso Paulo Amorim, que atraiu moradores e turistas de vários destinos para o Siribeira Iate Clube, um local de vista privilegiada que se tornou o point da pesca esportiva no feriado da Proclamação da República.  O evento distribuiu troféus para duplas em diversas categorias:
    -maior número de peixes,
    -maior peixe,
    -pescador(a) mais idoso(a),
    Com entrega de  camisetas e medalhas para todos os participantes.
    O Torneio ainda teve o propósito de prestar homenagem a um dos maiores esportivas na área: Paulo Amorim, pescador reconhecido internacionalmente com o recorde de pesca do Marlin Azul de 636Kg, em Guarapari.
    supervisão ficou por conta da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos e da Federação de Pesca e Desportos Subaquáticos do Espírito Santo, promoção da empresa Paulo Amorim Sport Fishing 636 e Prefeitura Municipal de Guarapari, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e organização do Siribeira Iate Clube.”

    Resultado do 30º Torneio de Pesca da Gabriela

    Foi realizado no final de semana de l6 e 17 de novembro,  o XXX Torneio de Pesca da Gabriela, o mais importante evento da pesca esportiva da Bahia.

    O local escolhido foi a paradisíaca praia do Acuípe, centralizado no Village Indaiá. É o local ideal para torneios de grande porte, tendo em vista a extensão da praia; isolada dos “babas” e surfistas e, também, por ser uma das mais piscosas da Bahia. Por outro lado, está numa região com muitas pousadas e hotéis.

    Esteve presente o Presidente da CBPDS-Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, Dr.Eduardo Braconi, que veio comandando um grupo de pescadores do Rio e São Paulo. Veio, também, o árbitro geral da prova, Sr. Aloysio Zavatário.

    Pescadores de várias partes do Brasil lutaram no sábado e domingo pela captura dos preciosos peixes que estiveram ariscos e escassos, em virtude da mudança de tempo (vento leste) e águas limpas, afastando os cardumes da praia.

    Ao final, o grande vencedor foi o Clube de Pesca de Ilhéus-Clupesil, que venceu em todas as categorias, conforme demonstramos a seguir:

    Masculina – Campeã, Clupesil Preta, Dupla: Antônio Lima e Ricardinho.
    Feminina – Campeã, Clupesil Ouro – Dupla: Vilma Souza e Socorro.
    Master – Campeã – Clupesil Rosa – Dupla: Paulo Robertp e Sidney Macedo.
    Sênior- Campeã- Clupesil Vermelha- Dupla: Roberto Miranda e Nelson Pestana.
    Juvenil – Campeã – Clupesil Prata – Dupla: Iago e Eros.

    Os troféus entregues aos vencedores foram bastante elogiados pelos presentes.    Foram sorteados vários brindes entre os participantes, como televisão, bicicleta e material de pesca.

    Ao final, o Presidente da CBPDS fez entrega da Comenda Esportiva ao pescador Roberto Mendonça, pelos bons serviços prestados à pesca esportiva e Certificado de Pescador do Ano de 2013 ao pescador Roberto Miranda, ambos do CLUPESIL.

    O Presidente anunciou várias mudanças no regulamento da pesca esportiva a partir do próximo ano. Confirmou a realização do Nacional de Clubes em Ilhéus, em novembro de 2014.
     CAMPEONATO INDIVIDUAL DE 2013
                O Clube de Pesca de Ilhéus avisa que está confirmada para o dia 01.12.2013, a realização da 9ª etapa (última), do Campeonato. O local será a praia do Acuípe, em frente do sítio de Roberto Miranda.

    Fonter2cpress.com.br

    Em Cáceres está Confirmado - Será em Junho

    O 33º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres será realizado no período de 11 a 15 de junho de 2014. Inclusive, material de divulgação do evento já começou a circular.

    O folheto "Cáceres, Mato Grosso-Brasil, O Pantanal é aqui", traz várias fotos de Cáceres ligadas a pesca esportiva, turismo de aventura, ecoturismo, e chama o turista:


    "Sinta a emoção da natureza perto de você, venha conhecer Cáceres e suas belezas naturais, que encantam quem por aqui passa."

    E também, informa sobre a realização do evento: "Cáceres, a Princesinha do Paraguai, realiza na Copa de 2014 o 33º FIPe, o maior Festival de Pesca Esportiva do país e o maior do mundo em água doce registrado no ‘Guinness Book’, valorizando a História, a Cultura, a Gastronomia do povo pantaneiro. 


    O FIPe potencializa a consciência ecológica, através da pesca esportiva, a emoção do pescador ao fisgar o peixe, fotografar e devolvê-lo ao rio. Melhor que pescar é soltar o peixe".

    O prefeito Francis Maris Cruz confirmou que a divulgação começou, mesmo que ainda timidamente, e que o evento vai acontecer. 


    Com a afirmação, coloca um ponto final nas especulações em torno do assunto. Há alguns dias, foi veiculada uma notícia na mídia local falando sobre a possibilidade do evento não acontecer, como ocorreu este ano, por falta de recursos financeiros.

    "Este é o primeiro ano da administração e ainda estamos buscando colocar tudo em ordem. Não havia como realizar um evento que tem um custo de R$ 2 milhões com a cidade precisando de tanta coisa”, afirmou.


    Fontediariodecuiaba.com.br

    quinta-feira, 21 de novembro de 2013

    2º Torneio de Pesca com grandes premios - em Colorado do Oeste

    A segunda edição do Torneio de Pesca Vila Rica, que é realizado em Colorado do Oeste está marcada para este domingo, 24, a partir das 8 h no pesqueiro que leva o mesmo nome do campeonato, e que fica localizado próximo à sede do DER no município. 
    De acordo com a organização do evento até o quinto colocado na competição será premiado. 
    As inscrições custam R$ 400 e até três pessoas poderão participar com a mesma inscrição, porém revezando.
    O vencedor levará um carro 0 km
    Além da disputa haverá um almoço oferecido aos participantes com peixe frito. 
    O competidor que fisgar o peixe mais pesado ganhará um carro zero quilômetro. 
    O segundo colocado irá faturar uma moto CG Fan 125 cc, o terceiro uma Honda Pop 100 cc, o penúltimo uma TV LED 42“ e o quinto lugar um molinete modelo BG-30. Para mais informações os telefones de contato (69) 3341 1250, 9235 6037, 9258 2702 e 3341 2141 
    Fonte: extraderondonia.com.br

    1º Torneio de Pesca do Tucunaré - em Itaguajé já no próximo final de semana

    Torneio Pesca Tucunaré Itaguaje PR

    Jogos de Pescaria? Sensacional

    Ridiculous Fishing chegará ao Android em breve 
    (Fonte da imagem: Reprodução/Vlambeer)
    Quem gosta de games de pescaria já deve conhecer o título Ridiculous Fishing, que foi considerado um dos melhores jogos do gênero nos últimos anos. Com cenários e elementos 8 bits, ele é um dos mais baixados nas plataformas portáteis da Apple e vem conquistando muitos jogadores também pela diversão que garante — estando longe de ser realista, não chega a ser um simulador de pescaria.
    Mesmo assim, é um prato-cheio para os amantes de jogos casuais, pois Ridiculous Fishing oferece desafios que vão muito além da captura de animais — é preciso usar os anzóis para encontrar muitos itens e várias vezes também é necessário fugir dos peixes que estão nadando tranquilamente pelas águas. E, se você é dono de um aparelho Android e está ficando com inveja dos donos de iPhones, temos uma boa notícia.
    A desenvolvedora do game — Vlambeer  — já anunciou que uma versão para Android está sendo finalizada e em breve chegará aos aparelhos com o sistema operacional da Google. Não há uma data específica, mas no blog oficial da Vlambeer é dito que isso vai acontecer “mais cedo do que você imagina”. Será que isso significa a chegada do game ainda neste ano?
    Segundo a própria Vlambeer, a grande responsável pela chegada do Ridiculous Fishing ao Android é uma parceria entre a desenvolvedora e a Apportable — uma empresa que possui um framework capaz de portar o game originalmente produzido para iOS para o sistema Android. Há também informações de que o game chegará à Google Play Store  pelo mesmo preço cobrado na App Store: US$ 2,99.

    Fonte: tecmundo.com.br

    Tem que se pensar "também" nos Preços

    O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 19, guias profissionais da agência receptiva Tocantins Pesca Aventura (TPA), para debaterem sobre o grande potencial da pesca esportiva na região. Eles trataram ainda de temas como a piracema e o incentivo do poder público para a modalidade de turismo da pesca.
    Na ocasião, Rodrigues ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento turístico de Palmas e entorno. “A pesca esportiva é uma opção a mais para o nosso turista e o fomento do setor agrega valor aos nossos atrativos, principalmente porque não é um turismo de massa, além de ser uma prática que não agride a natureza”, disse, disponibilizando a Agência para parcerias na promoção deste segmento.
    Tendo em vista que a atividade possui um produto já formatado, pronto para ser vendido para os turistas da pesca e de aventura, o presidente da Agtur garantiu que é de interesse da Prefeitura de Palmas a inserção do atrativo nas peças promocionais da cidade.
    O presidente da TPA, Alex Silva, que está há 14 anos no mercado, afirmou que pratica a pesca esportiva em mais de 11 regiões do Estado, mas que 60% desta prática fica em Palmas e Lajeado. “Só no ano passado atendi 250 dias no ano. Atendemos grupos de turistas de diversas regiões do país e até do exterior. Temos equipe capacitada com três sócios e mais três guias tercerizados, que falam outras línguas para atender a todas as demandas”, relatou.
    Como praticar a Pesca Esportiva
    Silva ressalta que as excursões que disponibiliza variam desde um prazeroso final de semana com pescaria até uma viagem mais longa e complexa, integrando vários roteiros, como visitar as estruturas da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta. “Também conduzo os turistas aos imensos Lago de Palmas e Lago do Peixe, ambos no Estado do Tocantins”, destacou. (Secom Palmas)