sexta-feira, 31 de maio de 2013

Transito na Ponte - Mas só pra Pescar

Prefeitura de Rifaina quer acabar com pescaria em ponte sobre represa

Visitantes correm risco de acidentes, diz secretária do Meio Ambiente.
Prática será proibida e local será fiscalizado, segundo administração.


Do G1 Ribeirão e Franca

O calheiro José Luciano da Silva é uma das muitas pessoas que adotaram uma ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG) como ponto de parada para praticar pesca na represa que divide os dois municípios. 

Cidade de Rifaina - SP

Cidade de sacramento - MG

Mesmo reconhecendo que o local não é adequado, não abre mão do passatempo. “A gente não tem segurança total para pescar, mas a gente procura ficar do lado mais bem protegido. A gente sempre está se divertindo com os amigos”, disse Silva, que aproveitou o feriado nesta quinta-feira (30) para tentar levar para casa algumas tilápias da represa.

A diversão dele e de outros pescadores amadores - inclusive mulheres e crianças - tem preocupado a Prefeitura de Rifaina (SP). Segundo a secretária do Meio Ambiente Rita Baraldi, a falta de segurança citada por Silva é um dos motivos que obrigaram a administração municipal a decidir pela proibição da pesca no local.

Para ela, o fluxo de veículos combinado com a concentração de pessoas pode resultar em acidentes. “Aqui já foi palco de muitas tragédias. A gente não gostaria que isso acontecesse de novo. Eles [pescadores] ficam aqui 24 horas pescando, com caminhões e carros passando. A segurança deles é vulnerável, isso preocupa demais”, disse.


Além do risco de acidentes, Rita reclama do acúmulo de lixo deixado pelos visitantes, hábito que, segundo a secretária, prejudica o turismo na região. Ela afirma que a sujeira chega à represa, também utilizada para esportes náuticos e por banhistas no município. “Eles fazem montanhas de lixo, que vão para as águas da represa. A economia do município é toda voltada para o turismo. Temos 400 ranchos na orla da represa”, afirmou.

A fim de acabar com a prática da pesca na ponte, a secretária confirmou que, além da sinalização informando a proibição da atividade, a partir dos próximos dias o local será alvo de fiscalização.

Fonte: g1.globo.com

Enquanto há Batalha Judicial Pessoas Passam Fome

Enquanto apreensão de pescados é debatida, 40 toneladas estragam 

Das 75,8 toneladas de pescados apreendidas pelo Ibama na semana passada, em ação conjunta com a Marinha do Brasil, em torno de 40 toneladas ficaram sem condições de consumo humano devido à batalha judicial sobre a apreensão, e não puderam ser doadas. Os peixes foram apreendidos entre quarta e quinta-feira da semana passada. A empresa proprietária recorreu à Justiça Federal e a ação passou a ser debatida judicialmente. Entre uma liberação e outra para o instituto dar a destinação programada, foram doadas aproximadamente 35 toneladas. 

O restante ficou armazenado em uma das embarcações apreendidas, com gelo, e, no início da manhã de ontem, quando uma parte seria entregue em doação à Prefeitura do Rio Grande para distribuição em bairros, a Unidade de Vigilância Sanitária do Município fez a inspeção e verificou que não havia mais condições de consumo humano.

O chefe do Escritório Regional do Ibama, com sede em Rio Grande, Vinícius Otávio Benoit Costa, informou que assim que fez a apreensão o instituto se programou para iniciar as doações, mas no final da tarde de quinta a empresa recorreu e a Justiça determinou que fosse parada a destinação até o Ibama prestar informações. 

A partir daí, toda a logística ficou prejudicada e a primeira decisão liberando o Ibama para destinação dos pescados ocorreu na tarde de sexta-feira. Além disso, a empresa recorreu outras vezes no final de semana. E na segunda-feira, apesar de o Ibama estar novamente autorizado a fazer a destinação, não foi possível fazer o descarregamento dos peixes, conforme Costa. As 40 toneladas deterioradas ontem seriam levadas para destruição em uma indústria do Rio Grande.

As 75,8 toneladas de peixes, as duas embarcações e petrechos de pesca foram apreendidos, segundo o Ibama, porque a pesca foi feita de forma irregular. A equipe de fiscalização do instituto diz que as duas embarcações estavam em nome de Pessoa Física, enquanto são de propriedade de uma empresa de Santa Catarina, e que a captura estava sendo feita com método diferente daquele para o qual os pesqueiros estavam licenciados. 

A empresa diz que as embarcações não estão no nome dela porque foram compradas em janeiro deste ano e ainda não foi feita a transferência de propriedade. Afirma ainda que o método de pesca que estava sendo utilizado não é irregular, pois é o método para o qual a empresa tem permissionamento. 

O que ocorreu, segundo a empresa, é que o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) registrou errado o método na licença emitida, "erro que foi corrigido na última sexta-feira pelo próprio MPA”.

Fonte: jornalagora.com.br

Caça aos "Foras da Lei" - Aprovado

Polícia ambiental inicia operação de feriado em MS
GABRIEL MAYMONE 28/05/2013 16h00 


Foto: PMA / Divulgação
Fiscalização tem foco nos rios, que receberão grande número de pescadores

Polícia Militar Ambiental (PMA) coloca a partir de meio-dia de amanhã (29) 300 homens para combater crimes ambientais em Mato Grosso do Sul. A ação faz parte da Operação Corpus Christi e terá fiscalização focada nos rios, em propriedades rurais e locais turísticos. 
Em razão de decretos de pontos facultativos em órgãos públicos, o feriado deste ano terá quatro dias de folga. As 25 unidades da PMA estarão empenhadas, inclusive, com o efetivo administrativo em campo.
A sede, em Campo Grande, estará com três equipes itinerantes agindo em todo território do Estado. Apesar da previsão de baixa da temperatura, a PMA espera um grande fluxo de turistas locais e de outros Estados, em especial, para a prática de pesca. Portanto, a fiscalização será intensificada nos
rios para evitar a pesca predatória, mas o combate ao desmatamento, caça, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, bem como demais crimes contra a flora será intensificada.
Na operação Corpus Christi do ano passado foram 11 pessoas autuadas, que receberam R$ 32,7 mil em multas.

Fonte: correiodoestado.com.br

Torneio de Pesca Esportiva - Tá chegando a hora em Itanhaem

Torneio Municipal de Pesca Esportiva agita Itanhaém

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social















Foram coletados aproximadamente 100 kg de alimentos, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade do Município

O mar vai estar prá peixe no Torneio Municipal de Pesca Esportiva, que acontece nos dias 8 e 9 de junho, a partir das 8 horas, na Boca da Barra. Ao todo foram 108 inscritos para a competição que será disputada em duplas. Vence quem conseguir pegar o peixe mais pesado, o maior e também o que conseguir a maior quantidade. Durante a inscrição foram coletados aproximadamente 100 kg de alimentos, que será destinado ao Fundo de Solidariedade de Itanhaém.




O sistema de disputa das provas será divida por quatro categorias, Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 até 17 anos), Adulto (18 até 65 anos) e Melhor Idade (66 anos ou mais). Nas categorias menores (Infantil e Juvenil), a dupla poderá contar com alguém das categorias mais experientes (Adulto e Melhor Idade). Todo o peixe pescado será medido, pesado e imediatamente devolvido ao mar.
Todos os pescadores deverão levar o próprio material, podendo utilizar no máximo duas varas e dois apoios. A escolha de anzol e isca é de acordo com o participante, sendo no máximo três anzóis. O uso de isca pode ser de camarão, sardinha, minhoca, iscas artificiais, entre outras.    
PREMIAÇÃO – Não vão faltar sorteios para quem estiver presente durante o evento. No dia 8, sábado, haverá o sorteio de varas e malas de pescas, cadeiras de praia e brindes do torneio. No domingo (9) é a vez de sortear churrasqueiras, faqueiros, uma bicicleta e cupons de almoço em alguns restaurantes da Cidade, além da premiação dos ganhadores.

Fonte: itanhaem.sp.gov.br

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ninguém vai preso?

Peixes ameaçados de extinção são vendidos em feiras de São Paulo

Levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica identificou 35 estabelecimentos vendendo animais fruto de pesca predatória.


Ameaçada de extinção devido à sua alta procura pelo mercado consumidor, a sardinha (Sardinella brasiliensis) é vendida livremente em peixarias, supermercados e feiras da cidade de São Paulo, conforme aponta levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica entre os meses de abril e maio. De maneira ainda mais preocupante, segundo a ONG (Organização Não Governamental), a tainha fresca foi encontrada à venda em 35 estabelecimentos durante seu período de defeso - quando as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas por lei.

A ONG alerta que a pesca da sardinha segue intensa no Brasil, levando seus estoques à iminência de colapso. O aviso surge no Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta segunda-feira (27 de maio). Ao promover a pesquisa, o objetivo da SOS Mata Atlântica era verificar quais espécies de pescado, entre peixes, moluscos e crustáceos, poderiam ser encontrados e se o período de defeso determinado por lei era respeitado.
Durante o período em que foi feito o levantamento, foram visitadas 34 barracas de peixes em 32 feiras-livres, 22 supermercados e 10 peixarias em todas as regiões de São Paulo. Nas feiras-livres, em um total de 52 espécies diferentes, a sardinha esteve presente em 100% das barracas, o cação em 97% e o salmão, importado das águas frias chilenas, esteve presente na maioria das feiras (87,5% das barracas). Já nos mercados e peixarias, das 68 espécies, o salmão esteve presente em 97% dos estabelecimentos.

Dia do Pescador - em Olhão - Portugal


Descrição: http://www.regiao-sul.pt/images/pix.gif
"Olhão" Celebra Dia do Pescador


O município de Olhão assinala, com várias atividades, o Dia do Pescador, que se celebra na próxima sexta-feira, 31, incluindo distinções aos pescadores, uma exposição no Museu da Cidade e uma palestra sobre as problemáticas do setor.

A cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, terra indiscutivelmente ligada ao mar e à pesca é, como todos os anos acontece, um dos pontos altos da celebração do Dia do Pescador, decorrendo no salão nobre dos paços do concelho a partir das 17:00 horas. 


Uma hora depois é inaugurada, no Museu da Cidade de Olhão, a exposição «Os Pescadores», mais uma homenagem aos homens do mar. 

As comemorações do Dia do Pescador continuam a 4 de junho com a realização de uma palestra-debate sobre as problemáticas do setor das pescas e aquacultura, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão.

Como todos os anos acontece, os pescadores olhanenses serão homenageados de acordo com várias categorias, nomeadamente arrasto, cerco, poliv. local, poliv. costeira, aquacultura e moluscicultura, ganchorra de mão, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, prémio Indústria Conserveira, prémio Sindicalista e prémio Mérito na Pesca.

A mostra «Os Pescadores», imaginada por Luísa Soares Teixeira, que estará patente no Museu da Cidade, tem como mote o deambular por Olhão com uma câmara fotográfica e com «Os Pescadores», de Raul Brandão, no bolso.

O Dia Nacional do Pescador foi institucionalizado em 1997 e com esta evocação pretende-se sensibilizar o País para a importância da atividade piscatória.

Fonte: regiao-sul.pt

terça-feira, 28 de maio de 2013

Autorização Ambiental para Pesca Amadora

Pescadores amadores devem se cadastrar no Imasul e retirar sua autorização.

Os interessados em praticarem a pesca amadora devem retirar o licenciamento e registro junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A recomendação vale principalmente para os períodos de feriado prolongado.
De acordo com a resolução n° 004/11, a pesca é classificada como: Comercial - a exercida com finalidade comercial, por pescador profissional autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que faz da pesca a sua profissão ou meio principal de vida; Amadora - a exercida com finalidade de lazer, desporto ou turismo, por pescador amador autorizado pelo órgão estadual ou federal competente; de subsistência - a exercida com finalidade de subsistência, por pescador profissional autorizado ou ribeirinho que, desembarcado ou em barco a remo e sem motor, utilize exclusivamente caniço simples, linha de mão e anzol, vedado o comércio; científica - a exercida com finalidade de pesquisa científica devidamente autorizada pelo Imasul e/ou órgão federal competente.

A pesca amadora será exercida nas modalidades desembarcada, embarcada e subaquática, podendo, em áreas especialmente regulamentadas, ser restrita ao sistema de “pesque-e-solte”. Com exceção ao ribeirinho para a prática da pesca de subsistência, as demais pessoas que exerçam atividade pesqueira, comercial ou amadora, ficam obrigadas ao licenciamento e registro junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

O interessado em realizar pesca amadora em águas territoriais do Estado de Mato Grosso do Sul deverá cadastrar-se, via Internet, no endereço eletrônico do Imasul ( www.imasul.ms.gov.br ), indicando a modalidade e o prazo para validade de sua Autorização Ambiental que não ultrapassará a um ano.

Efetuado o cadastro, o interessado providenciará a impressão do formulário que, depois de quitado na rede bancária, deverá acompanhar o pescador durante todo o tempo da atividade pesqueira e do transporte de pescado com um documento oficial de identificação.

A prática da pesca comercial por pescador profissional em águas territoriais do Estado de Mato Grosso do Sul somente será admitida desde que o interessado esteja previamente registrado no Cadastro de Pescadores Profissionais, junto ao Imasul, e de posse da competente Autorização Ambiental para Pesca Comercial, na forma de regulamento específico.

O limite de captura e transporte de pescado, por pescador amador, deve obedecer à cota de dez quilos, sendo admitido mais um exemplar de qualquer peso, respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie.

São admitidos a captura e transporte de até 5 exemplares de peixes da espécie piranha (Pygocentrus nattereri) e ou (Serrasalmus marginatus), por pescador amador, respeitado o período de defeso. O limite de captura e transporte de pescado, por pescador profissional, deverá obedecer à cota de 400 (quatrocentos) quilos/mês, respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie.

Dos tamanhos mínimos para captura

Nome vulgar
Nome científico
Tamanho mínimo

Jaú
Paulicéia luetkeni ou Zungaro jahu
95 cm


Pintado
Pseudoplaystoma corruscans
85 cm


Cachara
Pseudoplaystoma reticulatum
80 cm

Dourado
Salminus brasiliensis
65 cm

Pacu
Piaractus mesopotamicus
45 cm

Curimbatá
Prochilodus lineatus
38 cm

Piau-uçú Piavuçu
Leporinus macrocephalus
38 cm

Barbado
Pinirampus pirinampu
60 cm

Piraputanga
Brycon hilarii
30 cm


Para o exercício da pesca amadora fica permitido somente o uso dos seguintes petrechos: linha de mão, puçá, caniço simples, anzóis simples ou múltiplos, vara com carretilha ou molinete; espingarda de mergulho, arbalete, tridente ou similares, para pesca subaquática, sendo vedado o emprego de aparelhos de respiração artificial; isca natural, isca artificial e isca viva autóctone (nativas da bacia).

Fonte: jptl.com.br

Aumento de Pescado com geração de Empregos

Pescaria boa em Minas
Estado de Minas

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura vai destinar este ano R$ 4,1 bilhões em investimentos  e crédito para o setor com o objetivo de elevar a produção de pescado do país para 2 milhões de toneladas por ano em 2014. 

O plano e as medidas de apoio que o Ministério da Pesca e Aquicultura a municípios, empresas e pescadores vão ser apresentados hoje em Boa Esperança, no Sul de Minas, durante o Primeiro Encontro de Prefeitos da Região do Lago de Furnas. 

O reservatório de Furnas possui uma área de 144,2 mil hectares e é o quarto maior do país. Com investimentos do governo federal da ordem de 150 milhões, o reservatório terá capacidade de produzir 40 mil toneladas de pescado por ano e gerar quase mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: faemg.org.br

Setor Pesqueiro - em porto Velho

Quatro projetos já estão prontos e aguardam somente a construção da estrutura por parte da Colônia dos Pescadores, associações ou cooperativas para licitar a compra dos equipamentos.
Descrição: Trata_pesca_01_v.jpgConhecer as políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura de Porto Velho em prol do desenvolvimento da pesca no Município. Foi com esse propósito que o superintendente substituto da pesca e aquicultura em Rondônia, Ricardo Lopes, e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado, Hélio Braga, reuniram-se na quinta-feira (23), com o prefeito Mauro Nazif. Também participaram do encontro, o secretário adjunto de agricultura e abastecimento, Licério Magalhães, técnicos da Semagric e o vereador Delson Moreira.

 Coube aos representantes da Semagric, sob a liderança de Licério Magalhães, detalharem os principais projetos, cujos objetivos visam não apenas fortalecer o setor pesqueiro em Porto Velho, mas garantir alimentos de qualidade para os produtores e consumidores, além de melhorar a renda e qualidade de vida dos pescadores e aquicultores.

 Para agregar valor aos produtos, a prefeitura pretende implantar unidades de beneficiamentos do pescado. Quatro projetos já estão prontos e aguardam somente a construção da estrutura por parte da Colônia dos Pescadores, associações ou cooperativas para licitar a compra dos equipamentos. “Os recursos já estão garantidos”, afirma Licério Magalhães.
Descrição: Trata_pesca_03_v.jpgO secretário também destacou os projetos para compra de equipamentos, um deles da ordem de R$ 1 milhão e 110 mil e outro orçado em R$ 3 milhões e 840 mil. Para implantar as unidades de beneficiamento do pescado, dois projetos tramitam em Brasília, junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura - um no valor de R$ 1 milhão e 612 mil e outro de R$ 2 milhões e 515 mil.

 Mauro Nazif declarou que o compromisso de sua gestão é implantar políticas fortes para desenvolver todo o setor produtivo, o que inclui a pesca e aquicultura. Durante a reunião, o prefeito fez questão de telefonar para o secretário da pesca artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Flávio Bezerra, a quem solicitou agilidade no trâmite dos processos.

Tanques
 Foram detalhados, ainda, os projetos para construção de tanques redes e escavados, sendo 50 unidades de cada tipo. A iniciativa irá beneficiar os produtores da Ponta do Abunã, Aliança, Colônia Viçosa, Terra Santa, Cujubim e do entorno da Capital. Os tanques escavados serão construídos em parceria com o Governo Estadual, mas a prefeitura se compromete em escavar mais 20 unidades. O projeto para construção dos tanques está orçado em R$ 1 milhão, 11 mil e 840 reias.

Apoio
 Hélio Braga enalteceu as iniciativas da prefeitura e solicitou que sejam encaminhados projetos que visem angariar recursos para a compra de melhores utensílios aos pescadores. Ele também se comprometeu em acompanhar os projetos que tramitam em Brasília para que as verbas sejam liberadas o mais rápido possível.

PorAugustoJosé
Fotos: Júlio Muniz

Fonte: onortao.com.br

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Torneio de Pesca Juvenil - pela Prefeitura de Iguaba Grande

4º Torneio Juvenil de Pesca Desembarcada


IGUABA GRANDE – JUNHO/2013

Regulamento do Torneio
1) Dos Objetivos – O 4º Torneio Juvenil de Pesca Desembarcada a ser realizado no Município
de Iguaba Grande tem como objetivo principal à promoção da pesca esportiva, da consciência
ecológica, do estreitamento dos vínculos familiares através do esporte e o encontro de
pescadores das várias modalidades existentes.

Parágrafo 1º- O peixe-alvo do Torneio é a Perumbeba, peixe da Laguna de Araruama, onde é
necessário ao pescador o desenvolvimento contínuo das técnicas de captura e de equipamento
esportivo.

Parágrafo 2º - A participação será individual.

2) Das Regras - Foram definidas regras para este Torneio, de acordo com os objetivos
estabelecidos pela organização.

3) Das Inscrições -As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura,
Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande ou então nas lojas LEGUEL FISH e NOSSO
BAZAR, localizadas na Rua Paulino Pinto Pinheiro.

Parágrafo 1º - Cada participante deverá oferecer 2 kg de alimento não perecível
correspondente à sua participação no Torneio, que será fornecido aos projetos sociais no
município.

Parágrafo 2º - Iniciado o Torneio, será dada uma tolerância de 30 minutos para chegada dos
participantes. Expirado o prazo de tolerância o participante ausente poderá ser substituído por
outro que esteja na espera de vaga;

Parágrafo 3º - A idade para a participação no torneio será até 17 anos.

Parágrafo 4º - Por medida de segurança o responsável poderá iscar o anzol e fazer o arremeço
para a criança.

4) Do Termo de Autorização - só poderão participar do Torneio, os menores cujos
responsáveis assinarem o termo de autorização para o mesmo, e estiverem presentes ou
legalmente representados.

5) Das Modalidades - O torneio será flexível à pesca com molinete, linha de mão ou vara,
utilizando isca morta, viva e/ou artificial;



Parágrafo 1º - Cada participante não poderá exceder o máximo de 3 (três) anzóis por linha.

Parágrafo 2º - Cada participante não poderá usar mais de um equipamento de pesca
(vara/molinete ou linha de mão)

Parágrafo 3º - O equipamento reserva só poderá ser usado em caso de quebra ou qualquer
outro problema no equipamento utilizado no Torneio, não sendo permitido iscar o equipamento
reserva para ganhar tempo.

6) Dos Equipamentos – Os equipamentos utilizados devem estar de acordo com a modalidade
escolhida, além de estar em perfeita condição de uso, evitando riscos de acidentes.

7) Da Área do Torneio: Será definida na reunião com os participantes

8) Da Data para Realização do Torneio : A previsão para a realização do Torneio será no dia
25 de maio de 2013.

Parágrafo 1º : Os peixes capturados serão contados imediatamente após término do Torneio,
sendo levados pelos fiscais responsáveis até o local onde se encontra a organização do evento
para verificação. Os peixes pescados após o término do Torneio, não serão válidos para a
pontuação.

Parágrafo 2º: A premiação acontecerá no dia 02 de junho de 2013, às 12h, durante o Festival
de Pescado que será realizado nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de unho na Praça EdylaPinheiro.

9) Da Captura - Cada participante deverá apresentar todos os exemplares capturados.
Parágrafo Único - Após a capturada de cada exemplar, o participante deverá solicitar a
presença do fiscal para verificação.

10) Da Pontuação
I .A pontuação seguirá a seguinte regra:
Perumbeba com tamanho superior a 30cm: 10 pontos
Perumbeba com tamanho de 15 a 30cm: 5 pontos
Corvina com tamanho superior a 30cm: 8 pontos
Corvina com tamanho de 15 a 30cm: 4 pontos
Tainha: 8 pontos
Parati (saúba): 8 pontos
Carapeba: 5 pontos
Carapicú: 3 pontos
Ubarana: 1 ponto
Siri: 2 pontos

II.Haverá uma pontuação de 5 pontos para espécies diferentes com tamanho igual ou superior
a 15 cm.

III. O tamanho mínimo será de 15cm, não valendo para o carapicú e nem para o siri.
Parágrafo 1º - Em caso de empate será definido como vencedor aquele que obtiver o maior
peso total;

Parágrafo 2º - Cada participante receberá da comissão organizadora um saco numerado para
colocação dos peixes e também uma régua com medida de 15 cm.

Parágrafo 3º - Haverá punição com perda de pontos para o participante que colocar dentro do
saco, as espécies com tamanhos inferiores a 15cm, exceto carapicu e siri

11) Da Uniformização: Todos os participantes receberão camisas com a identificação do
evento.

Parágrafo Único: É obrigatória a utilização destas camisas durante a realização do torneio e da
premiação.

12) Do Sorteio das Raias – O sorteio de todas as raias será feito na semana que antecede o
torneio, na reunião com os participantes e seus responsáveis, mesmo na ausência dos mesmos.
Parágrafo Único: Cada bandeira terá uma numeração de 01 a 30, com espaço de 15 metros
entre elas, sendo que cada participante terá o espaço de 10 metros para pescaria, com 5 metros
para direita e 5 metros para a esquerda de cada bandeira, ficando um corredor

13) Da Premiação Geral

a. Serão premiados individualmente os participantes classificados de 1º ao 3º lugar na
ordem decrescente de pontuação, sendo o 1º participante colocado aquele com maior
pontuação;

b. Será também premiado o participante que pegar a maior Perumbeba (comprimento
total), no caso de empate, a com maior peso.

14) Da Comissão Organizadora: A comissão organizadora será a Prefeitura Municipal de
Iguaba Grande por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

15) Dos Fiscais: A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande através da comissão organizadora,
disponibilizará do seu quadro de funcionários, fiscais para colaborar na realização do evento.
Parágrafo Único - A Comissão Organizadora poderá a seu encargo nomear mais fiscais e
pessoas para ajudar durante a realização do Torneio, desde que sejam devidamente
credenciados para o evento.

16) Dos Casos Omissos e Situações não Previstas: Todas as situações não previstas neste
regulamento, bem como os casos omissos, serão resolvidos e decididos pela comissão
organizadora.

Fonte: iguaba.rj.gov.br

Pesca do Piau - em Santo Antônio de Pádua


                                      
Deputado João Nacif,Sr. José Antônio, Presidente Fabinho,Fernando Secretário municipal Otony Jr

XIII Torneio de Pesca ao Piau na APESCA de Santo Antônio de Pádua
Nesta sexta e sábado (24 e 25) de maio ocorreu na SEDE da APESCA  XIII Torneio de Pesca ao Piau, onde vários pescadores da região estiveram presentes concorrendo a vários prêmios.
O Torneio contou com a presença de vereadores da região como da cidade de Bicas Sr Roberto ,Pirapetinga – MG , Sr Fabricio Rubak, Itaperuna – RJ Sr Emanuel  vereador de Pádua  Assef Nacif e o Deputado Estadual – RJ  João Nacif.

A premiação teve como 1° quesito o tamanho do peixe, veja a ordem dos ganhadores:
1° Hélio Afonso   Piau medindo 61cm
2° Hélio Afonso   Piau medindo 60cm
3°Emerson   Piau medindo 59cm
4°Pedro  Piau medindo 58cm
5º Josiano   Piau medindo 57cm

Premiação do 2º Quesito: Quantidade
1° Hélio Afonso que pescou 3 peixes

Foram premiadas também as pessoas que juntaram seu próprio lixo tendo como quesito a quantidade de lixo juntado:
1º Fábio (Preá)
2º Matheus, apenas um jovenzinho que foi muito aplaudido pela iniciativa de preservar a natureza. Para presenteá-lo o ganhador Fábio Preá  deu a ele o seu troféu de 1º lugar.
Depois da entrega dos prêmios aos ganhadores os peixes foram devolvidos ao seu habitat natural o Rio Pomba.
Fotos: Marcius Mendes Jornal Sem Limites

Circuito Nacional de Pesca Esportiva - É só se licenciar

Brasil terá circuito nacional de pesca esportiva

O Núcleo de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora (NUPA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), de São Paulo, anunciaram na manhã desta terça-feira (21), durante a abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), em Brasília, uma parceria para promover o Iº Torneio Nacional de Pesca Esportiva, entre os dias 11 e 15 de setembro, em Goiás. O torneio, na modalidade “pesque e solte”, será o primeiro de uma série de cinco a serem implantados no País nos próximos anos, de forma a criar as bases para um circuito nacional de pesca esportiva.

O objetivo final será a realização de um campeonato nacional, nos moldes do que ocorre hoje com esportes de outras áreas, adianta Kelven Lopes, coordenador do NUPA.

Kelven Lopes

O torneio em Goiás, voltado apenas para  peixes tucunaré das espécies azul  (Cichla piquiti)  e amarelo (Cichla kelberi), terá como cenário Serra da Mesa, na bacia do Alto Tocantins, cujas águas formam o maior reservatório de hidrelétrica em volume d’água do Brasil, com 54,4 bilhões de m3.

A previsão é de que o evento, com inscrições a partir de julho no site MPA e da ANEPE, reunirá 250 embarcações de todo o País e irá atrair um público de aproximadamente 50 mil pessoas, tendo como apoio a cidade de Niquelândia, a 229 km de Brasília e 304 km de Goiânia.

Programação
O Iº Torneio Nacional de Pesca Esportiva envolverá o trabalho de duplas de pescadores, que deverão apresentar nos “pontos de checagem” os cinco peixes capturados de maior comprimento, mantidos vivos nas embarcações. Apenas eles serão pontuados. Caso algum peixe morra acidentalmente, na pescaria, ocorrerá a sua doação a entidades beneficentes. As dez duplas com maior pontuação receberão troféus.  Todos os participantes poderão receber prêmios em sorteio.

O evento terá outros atrativos, além da competição. Serão promovidas oficinas técnicas de pesca esportiva e um festival gastronômico com pratos à base de tilápias e tambaquis cultivados no lago de Serra da Mesa. Haverá oficinas de aquicultura, ministrados pelo SEBRAE, e de segurança da navegação, pela Marinha do Brasil. Também a programação inclui oficinas de pesca infantil, para crianças entre sete e 11 anos, das escolas públicas de Niquelândia e de Uruaçu.

Potencial
“O MPA entende que os torneios podem fomentar toda a cadeia produtiva da pesca esportiva”, avalia Kelven Lopes. Para ele,  o Brasil tem o maior potencial do mundo no setor.  Ele lembra, por exemplo,  que o País dispõe  de ecossistemas exuberantes como a Amazônia e o Pantanal; e reservatórios imensos como o de Castanhão (CE) e o de Serra da Mesa. No continente, os atrativos são espécies como o tucunaré e o dourado. No litoral há espécies de interesse, como os peixes de bico.

Ao seu lado, Marco Militelli, da ANEPE, entidade que representa o setor no CONAPE, recorda que a pesca esportiva já representa 7% do PIB da Costa Rica e 1,5% do PIB dos Estados Unidos. No Brasil, a atividade movimenta aproximadamente R$ 1,2 bilhão, mas este montante tem tudo para crescer muito mais nos próximos anos.
No momento, o MPA contabiliza 320 mil pescadores amadores inscritos no RGP. De acordo com Kelven, porém, este número ainda não reflete a grande popularidade da pesca esportiva no País, que envolve milhões de brasileiros. 

Entretanto, apenas pescadores licenciados poderão participar dos torneios oficiais.

Fonte: mpa.gov.br

Torneio de Pesca Esportiva - do Black Bass em Piracaia

Torneio Bass Open Piracaia 2013 – SPBC

No dia 18/05/2013 a Associação São Paulo Bass Clube realizou mais um torneio de pesca esportiva do Black Bass.



Essa data ficará marcada e jamais sairá da memória dos competidores, afinal, foi o primeiro torneio de pesca realizado na represa de Piracaia/SP.

Apesar da falta de estrutura no local, a Diretoria da São Paulo Bass Clube se desdobrou, trabalhou, e contou com a ajuda de amigos para conseguir tornar realidade esse desejo antigo, que era realizar um torneio em Piracaia.

Para abrilhantar ainda mais o evento, foram oferecidos prêmios em dinheiro para as 3 melhores equipes classificadas e uma viagem internacional inédita, para o México, para ser sorteada entre todos os competidores.

A ansiedade tomava conta dos participantes e antes do início, nosso amigo Braguinha, guia de pesca e profundo conhecedor do Black Bass, teceu alguns comentários muito pertinentes sobre o torneio, a represa, o peixe e a campanha de preservação e reposição do estoque.

Todos sabiam que as condições de pesca não estavam favoráveis, nos treinos puderam constatar que o peixe estava manhoso e quem conseguisse fechar a cota de três peixes capturados já estaria com meio caminho andado para conseguir um lugar no pódio.

Ao final da prova, após um dia muito difícil e pescaria muito técnica, os peixes foram apresentados para a pesagem e todos foram soltos em plenas condições de sobrevivência.



O grande sortudo que ganhou a viagem para o México foi Marcio Stephano.

A Diretoria do SPBC agradece imensamente a todos os competidores, que abrilhantaram esse evento, mostrando que a pesca esportiva no Estado de São Paulo tem grande potencial para estar entre as principais do país. 

Basta trabalharmos com seriedade, todos juntos, para levarmos essa bandeira à diante. Agradecimentos especiais aos parceiros e patrocinadores.

A classificação geral ficou assim:

1º lugar – Renato Brito, Rodrigo Lima e Leandro (Los Fellas) 

2º lugar – Maicon Bianchi e Tchel

3º lugar – Alex Peres e Morgado 

4º lugar – Marcio Stephano, Matheus Stephano e Jayme Maugeri 

5º lugar – Rodrigo Nogueira, Edwaldo Neto e Guilherme Fogaça 

5º lugar – Edgar Maugeri, Filipe Gonçalves e Rodrigo Fonseca 

5º lugar – Sidnei Okutani, Hiro Ninomiya e Rafael Komoda 

5º lugar – Pedro Grotta e Anézio Rozinelli

Fonte: spbassclube.com

Torneio de Pesca Esportiva - em Três Lagoas

Prefeita prestigia torneio de pesca esportiva de Três Lagoas

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estará com uma tenda para informar os visitantes sobre o potencial turístico e industrial do município.








Prefeita prestigia torneio de pesca esportiva de Três Lagoas

A prefeita Marcia Moura (PMDB) prestigiou na manhã deste sábado (18), a 4ª edição do Torneio de Pesca Esportiva, promovida pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas –APETL, no Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox”.

Segundo o presidente da instituição e organizador do evento Stênio Congro Neto, a edição desse ano bateu recorde de inscritos com aproximadamente 270 equipes participantes.
O evento, que tem como objetivo fomentar o potencial turístico de Três Lagoas, conta com a presença de representantes de vários estados brasileiros.

“Estou maravilhada com a presença de pessoas de várias cidades e estados do País que vieram prestigiar o torneio. Parabenizo a todos os membros da Associação, ao Stênio e ao capitão Gancho pela iniciativa e reforço nossa disposição em incrementar esse tipo de competição e modalidade esportiva”, destacou a prefeita.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estará com uma tenda para informar os visitantes sobre o potencial turístico e industrial do município. “Faremos um trabalho de divulgação para fomentar o nosso turismo onde os visitantes poderão conhecer um pouquinho de nossa cidade e, numa próxima oportunidade, eles possam retornar a Três Lagoas”, ressaltou o secretário Luciano Dutra.

Entre as ações realizadas antes do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Turismo, solicitou o recapeamento do asfalto que dá acesso ao Balneário Municipal, além de realizar a poda de árvores.

Também prestigiaram a largada do Torneio de Pesca Esportiva, o vice-prefeito Luiz Akira; o vereador Marcus Bazé (DEM); o diretor de Turismo, Otony Ávila Ornellas e o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques.

Fonte: treslagoas.ms.gov.br