sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pesqueiro do China....até que foi legal.

Neste feriado de aniversário da cidade de São Paulo fui conhecer o Pesqueiro do China que fica na Estrada do Peninha em Aruja.

Cheguei por volta das 8h e só 2 pessoas no lago esportivo, achei que não tinha sido uma boa ideia ter ido até lá mas mesmo assim resolvi colocar as linhas na água.

Enquanto eu arrumava as tralhas os dois pescadores já haviam tirados uma Matrinxã cada um então percebi que o mau presentimento estava errado.

Vendo os saltos desse peixe resolvi montar um equipamento pra poder brincar com elas e outro pra tentar os Pacus já que me informei com um dos atendentes no lago e disse que existiam em grande número.

Pra quem gosta de saltos a Matrinxã acredito que só perde pro Dourado, esse peixe briga bastante fora da água tentando se soltar do anzol e acabei perdendo boas fisgadas justamente por esse motivo.

Troquei o anzol por um de menor tamanho e no arremesso seguinte a primeira veio pra foto.

Como eu estava sozinho tirei a foto com o peixe na grama.



Pelo que deu pra perceber as matrinxãs so entravam quando cevava, na isca parada nada, então a cevadeira teve que entrar em ação, peguei 6 matrinxãs e uma delas foi pra foto, todas praticamente com o mesmo tamanho, por volta dos 30cm.







Quando estava chegando a hora de voltar pra casa a outra vara que estava com a salsicha "já sem cor" ( eu tinha praticamente esquecido dela) um Bagre resolveu aparecer, do jeito que envergou a vara pensei que fosse maior, mas valeu a briga.



O Pesqueiro é bem bacana, dois lagos sendo um de pesca esportiva e outro pesque-pague, um restaurante bem agradádel com Deck com visão para os lagos.







Os preços estão ai.



Esse é o Pesqueiro do China, pra quem quiser se divertir com a Matrinxã vai sair de lá cansado.

Até a próxima.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pesca ilegal.....mais uma.

(Isso tá difícil de acabar)

Dois homens foram presos por pesca ilegal durante o final de semana, na região norte do Paraná.

Além disso, a Polícia Ambiental apreendeu redes, varas de pesca e peixes capturados pelos detidos.

O primeiro caso foi registrado na sexta-feira (18), em uma ponte sobre o rio Congonhas, que divide os municípios de Sertaneja e Rancho Alegre.

O homem pescava com 13 varas de pescar e dois peixes da espécie Barbado, com tamanho inferior ao permitido para captura.

Segundo informações da Polícia Ambiental, a prática está proibida pelo período da piracema e ainda é agravada pelo local onde era realizada, trazendo riscos para pessoas que passam de embarcações pelo rio e também aos condutores que trafegam pela própria ponte.


Divulgação / Polícia Ambiental
Polícia Ambiental prende dois homens por pesca ilegal - Divulgação
Pescador foi flagrado sobre ponte do Rio Congonhas.


Já no sábado (19), uma denúncia chegou informando que um homem pescava na represa Capivara. Um pescador de 55 anos foi encontrado às margens do Rio Tibagi, com 35 metros de rede.

Buscas foram feitas no acampamento do homem, onde foram apreendidos outros 180 metros de redes, três tarrafas e 30 quilos de pescado. Ambos os presos foram levados para a delegacia – o primeiro para Cornélio Procópio e o segundo para Sertanópolis para serem indiciados por crime ambiental.

Fonte: Odiario.com - Londrina

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Robalos no canal de Bertioga

Eu e meus amigos Fernando e Carlinhos resolvemos tentar a pesca do Robalo em Bertioga, barco na água por volta das 8h e subimos em direção a Ponte da Rodovia Rio-Santos.
O dia estava meio estranho com sol e muitas vezes o tempo fechava dizendo que viria água por ai, mas não nos preocupamos e mesmo assim jogamos as linhas.
Em toda a extenção do canal víamos vários pescadores com suas iscas na água e sentimos que o dia seria produtivo.
Eu e o Carlinhos tentávamos no camarão artificial enquanto o Fernando utilizou o camarão vivo arremessando próximo ao barco e o primeiro Robalinho foi na artificial logo nos primeiros lançamentos, lembrando que só entraram pequenos Robalos, mas até que foi bacana.

                                                             Sandro - Robalo



                 Não demorou muito tempo pra todos se divertirem, na artificial e no camarão vivo.
                                                                 Fernando - Robalo


Mais alguns peixes pra coleção do dia.


Carlinhos





       Aqui uma noção do canal de Bertioga, tempo maluco que chovia e saia o sol.





Neste dia pegamos vários Robalos, mas sempre de tamanho pequeno, se não tomarmos cuidado com a preservação não teremos mais pexies de bons tamanhos.

Grande abraço e vamos para a próxima.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Abertas inscrições - Torneio de pesca em Campina do Monte Alegre

Estão abertas as inscrições para o 22º Torneio de Pesca Esportiva em Campina do Monte Alegre (SP). O evento será realizado em 26 de janeiro no Lago Municipal, mas os interessados devem se cadastrar com antecedência. As inscrições devem ser feitas por telefone. O número é o (15) 3256-1193. A taxa é de R$ 20.
O torneio é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é angariar recursos para as ações desenvolvidas ao longo de todo ano. Para atrair pescadores, o lago receber aproximadamente mil quilos de peixes até o dia da competição. São esperados mais de 500 pescadores.
Os pescadores que se destacarem receberão prêmios. O primeiro colocado recebe uma moto. O vice-campeão ganha uma TV, o terceiro um kit de pesca, o quarto lugar uma barraca de camping e o quinto um telefone celular. Haverá também prêmios especiais para o pescador mais jovem, para o pescador mais velho e para o menor peixe.
Além da pescaria, ainda será realizado um baile no mesmo dia. O ‘Baile do Havia’ será no Ginásio de Esportes “Geraldinho”, a partir das 23h. Os ingressos custam R$ 20. Haverá também a venda de mesa, a preços promocionais que dão direito a quatro entradas, uma garrafa de vinho e uma cesta de frutas.
Fonte: G1 itapetininga e região

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

História de Pescador

Um britânico venceu um campeonato de pesca em Guernsey, uma das ilhas do Canal da Mancha, depois de roubar um peixe de um aquário e apresenta-lo como troféu, depois de uma suposta pescaria.

Matthew Clark, de 29 anos, ganhou o primeiro lugar com um robalo de quase 6 Kg, além de um prémio monetário de mais de dois mil euros.

Mas de acordo com o jornal «Mirror», entretanto, um dos homens que também estava em competição reconheceu o peixe porque tinha ido visitar o aquário da região com a família no dia anterior.

Clark foi preso e terá agora de cumprir 100 horas de serviço comunitário, depois de confessar os crimes de roubo e fraude.
Fonte: TVI24

Redes predatórias...

Pelotão Ambiental apreende 97 redes de pesca

O 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, sediado em Rio Grande, apreendeu nesta segunda, 14, quase uma centena de redes utilizadas para pesca de camarão e diversos tipos de peixes. Foram recolhidas 97 redes do tipo aviãozinho, simples e feiticeira, encontradas na localidade de Barranco, em São José do Norte.  
Segundo o comandante do Comando Ambiental, coronel Ângelo Antônio Silva, a apreensão aconteceu a partir do trabalho do Pelotão Ambiental, que realizou uma fiscalização em São José do Norte, na manhã de segunda-feira. Os peixes e caranguejos que já tinham sido coletados pelas redes, foram liberados na lagoa, pela equipe do Comando Ambiental.  
O comandante salientou que as redes feiticeira, compostas por três malhas e, extremamente, predatórias, são expressamente proibidas durante todo ano. "Se a pesca ilegal, com equipamento danoso, continuar ocorrendo, os pescadores que pescam utilizando materiais adequados, durante a época permitida, não terão mais o que pescar e a cultura da pesca da região Sul vai acabar", relata Silva.  
A Brigada Militar afirma que vai continuar com a fiscalização, porque acredita na preservação ambiental. Nos próximos dias além das oito viaturas e sete barcos que estão disponíveis para os serviços do Pelotão Ambiental, um helicóptero do Batalhão Aéreo da Brigada Militar estará apoiando a fiscalização, atuando desde o rio Uruguai, até a Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim. "Assim, todos os locais podem ser apontados com mais eficácia, para que possamos encontrar, com mais agilidade, as áreas onde estão sendo colocadas redes de forma ilegal", finaliza o coronel.
Por Cáren Araújo
Jornal Agora - O Jornal do Sul

domingo, 13 de janeiro de 2013

Conheça alguns dos integrantes do Sónabóia

                                                  Geisel - Ilha Comprida / São Paulo
                             

                                                   Anderson - Pesqueiro Castelinho

Geziel - Pesqueiro Castelinho


Pedro - Pesqueiro Alvorada


                                                   Sandro - Pantanal Matogrossense
                            

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Os maiores peixes do Brasil

Os maiores peixes de água doce do Brasil são o pirarucu (Arapaima gigas) e a piraíba (Brachyplatystoma filamentosum). Considerados também dois dos maiores peixes do mundo, alcançam, em média, 2,5 metros e podem atingir 200 quilos. No passado, existiam pirarucus ainda maiores, próximos dos 3 metros. "Para crescer tanto, ele teria de viver muitos anos, o que não ocorre hoje em dia, por causa da intensa atividade pesqueira", afirma o ictiólogo (especialista em peixes) Ricardo Macedo Correia e Castro, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O pirarucu é mais encontrado na região amazônica, onde tem grande importância econômica — suas escamas, por exemplo, são usadas para fazer artesanato e lixas de unhas. A piraíba também vive na mesma região. Outros grandalhões da Amazônia são o peixe-boi (2,8 metros) e o boto-cor-de-rosa (2,5 metros), mas ambos não entram nesse ranking, pois não são peixes, e sim mamíferos aquáticos. Entre os peixes de água salgada do nosso litoral, alguns dos maiores são o tubarão-baleia (12 metros e 12 toneladas), o agulhão-negro (3,5 metros e mais de 600 quilos) e o mero (2 metros e até 400 quilos). "Apesar de enorme, o tubarão-baleia é inofensivo, se alimenta de zooplâncton e pequenos peixes", diz o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Arfelli, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, em Santos (SP). O Brasil possui mais de 2 mil espécies de peixe de água doce e pelo menos 1.300 peixes marinhos.

Fonte: Yuri Vasconcelos / Mundo Estranho.Abril

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Piracema encerra em Fevereiro

Pra quem não acompanha a estação da Piracema tem uma informação da prefeitura da cidade de Arco Iris que interessa muito aos pescadores em geral.

A partir de 1° de novembro passado, começou o período de piracema. O arcoirense, que aprecia uma boa pesca, precisa ficar atento para as restrições. A Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, a Polícia Militar, o comando de Policiamento Ambiental e o 2° Batalhão de Polícia Ambiental, alertam sobre as restrições do período, conforme a Instrução Normativa. A Polícia Militar Ambiental esclarece que as restrições à pesca na piracema 2012/2013, que abrange o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2013, é a mesma dos anos anteriores. O órgão informou que, neste período de restrições à pesca, vai desenvolver ainda operações com auxílio de embarcações, além de palestras com os pescadores, a fim de esclarecer possíveis dúvidas.
 
Nota do Blog: Sabe onde fica a cidade de Arco Iris?
Resposta: Próximo às cidades de Santópolis do Iguapeí,,,, Parapuã,,,, Rinópolis e Herculândia.......agora você já sabe.
 
 
                                          
 
 
 

domingo, 6 de janeiro de 2013

Uma excelente pescaria no Pesqueiro Arujá

Nesta última sexta feira foi a vez do Pesqueiro Arujá, o pesqueiro fica na Estrada dos Canjicas, 980 - Bairro da Penhinha - Arujá - SP - Tel: 11 4655 1174, acesso pelo km 199 da Rod Dutra, Interior-capital –Saída para Arujá. Saindo de SP, pegar a saida 199 da Rod. Dutra, passar por baixo da Dutra e seguir para Arujá seguindo as placas para o Bairro Penhinha.
Com certeza é o pesqueiro com os mais diversos e maiores peixes próximo a capital paulista onde no chamado lago principal habitam os maiores Tambaquis, Gigantes Pirararas, Pintados, Pacus, Pincacharas entre outros.
O pesqueiro também oferece um restaurante com varanda para o lago principal, loja de pesca e mais 3 lagos numa estrutura pra ninguém botar defeito.
Cheguei por volta das 8h e o pesqueiro já estava com um bom número de pescadores, desta forma é permitido a utilização de duas varas por pescador, isso é muito importante pois com mais varas a brincadeira começa a se tornar uma complicação e por isso comecei a pescaria na tentativa de pegar os grandes Tambas. Em uma delas coloquei o queijo de fundo com encastoado e na outra uma bóia torpedo com uma boinha de sinalização a + ou - 50cm e mais 10cm para o anzol com ração P40 vendida no próprio pesqueiro e logo no primeiro arremesso o primeiro peixe já saiu, esse no queijo de fundo.

Como meu foco principal eram os Tambas não pensei duas vezes e continuei na brincadeira que acabou se revezando entre a cevadeira e no queijo de fundo, neste dia não havia uma isca matadora.
Os Pacus foram uma caso a parte, como eu havia levado a salsicha tentei de fundo e não deu outra, os Pacus resolveram escolher a salsicha.



Quando pensei que apenas os Pacus e Tambas estavam ativos acabou aparecendo uma linda Cachapira.




Alguns amigos também garantiram seus troféus.





Para os pescadores das fotos, deixem seus nomes nos comentários que a gente atualiza, valeu?


Taí, esse é o Pesqueiro Arujá que frequento desde a sua inauguração em 2010, o Sr. Marcos proprietário garante que virão algumas belas e "Monstruosas" surpresas em breve pra deixar qualquer pescador maluco.

Obrigado a todos do Arujá e retornaremos muito em breve. 

Somos o Sónabóia Equipe de Pesca Esportiva.

   

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Um belo pesqueiro em Bom Jesus dos Perdões

Estive neste último final de semana em Bom Jesus dos Perdões e conheci o Pesqueiro e Restaurante Ricardo Japonês. O pesqueiro tem sua especialidade na pesca da Tilápia com 3 tanques repletos de bons peixes e um grande lago onde estão as mais variadas espécies como grandes Tambas, grandes Carpas, Pacus e onde você pode praticar seus arremessos com iscas artificiais atrás das Trairas.
O Pesqueiro fica na Rodovia D. Pedro, saída no Km 61, a 1 hora de São Paulo pela Fernão Dias.


Arrisquei por duas horas tentar pegar alguns Tambas mas os Pacus não deram chance, entraram apenas no queijo de fundo, na ração, na salsicha e nas cevadeiras nenhum sinal.


O pescador Denis também teve que trabalhar pra tirar um belo Pacu no lago grande.



Após a brincadeira fui dar uma volta nos tanques de Tilapia ver como estavam as ações e percebi que o pessoal estava se divertindo bastante.

O pescador Decio com sua Tilápia

O Sr. Osvaldo também se divertiu com sua Tilápia
                                  

A dupla Vitor e Eduardo garantiram a pescaria

                                        Até o Ricardo se arriscou e garantiu sua Tilápia

Tanques de Tilápia






Limpeza de peixes




Tanque Grande, vejam que os carros podem ficar ao seu lado, assim você não precisa carregar sua tralha até o lago.





O pesqueiro também oferece ótima refeição num local muito agradável e com música ao vivo.



e ainda temos que comentar o atendimento à beira dos lagos.


Queremos agradecer o Ricardo e a Elaine pela receptividade e parabenizá-los pelo belo pesqueiro.

Somos o Sónabóia Equipe de Pesca Esportiva.